A Competição na oferta de serviços foi um dos assuntos abordados por Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, durante a Sessão de Alto Nível sobre a Superação da Lacuna Digital no âmbito do WSIS Forum 2023.
O evento está acontecendo durante essa semana e a participação de Baigorri foi a distância, nesta terça-feira, 14. O Forum é coordenado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) junto a outros órgãos das Nações Unidas e está acontecendo em Genebra, na Suíça.
A importância da competição para oferta de serviços
Carlos Baigorri ressaltou que a competição é fundamental para ampliar a oferta de serviços e destacou a regulação assimétrica e a alocação de espectro como ferramentas para alcançar esse objetivo.
Ele enfatizou que os reguladores precisam ser inovadores na busca de soluções para obter recursos para conectividade, citando a experiência brasileira com os compromissos decorrentes do edital de radiofrequências para o 5G. Além disso, ele destacou que oferecer conectividade não é suficiente nos dias de hoje.
Segundo ele, é necessário desenvolver mecanismos que ajudem as pessoas conectadas a serem produtivas, terem acesso a serviços e governo, e serem cidadãos plenos no mundo digital.
Mais detalhes sobre o evento
O evento conhecido como WSIS Fórum é organizado pela UIT juntamente com outros órgãos das Nações Unidas, incluindo a Unesco, Unctad e Unpd, como parte da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.
Este fórum anual é uma plataforma global multissetorial que auxilia na implementação das Linhas de Ação da Cúpula, visando a promoção do desenvolvimento sustentável.
O evento acontece desde o dia 13 e vai até 17 de março de 2023 em Genebra, com algumas sessões ocorrendo de forma remota, que foi a forma como Carlos Baigorri participou quando falou sobre a importância na competição na oferta de serviço e outras pautas relacionadas a regulação no Brasil.