A Embratel segue focando no lançamento de soluções para para empresas. Agora a operadora anunciou o LakeIT, indicado para organizações de todos os segmentos que buscam simplificar e estruturar a jornada dos dados de seus negócios.
O novo serviço da Embratel apoia na tomada de decisões, gerando mais inteligência e eficiência aos processos. A solução é uma plataforma de Big Data com alta capacidade de processamento, capaz de integrar os ecossistemas analíticos das empresas a Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas.
Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, afirma que esse novo lançamento busca oferecer independência nas decisões das empresas.
“A nova solução da Embratel se baseia na gestão e governança de dados de ponta a ponta para oferecer às organizações mais independência em suas decisões. A partir da plataforma, a Embratel disponibiliza um Data Lake As a Service, que apoia na utilização mais inteligente dos dados para gerar insights, explorando todo o potencial da Nuvem e levando a análise de informações a um novo nível”.
A operadora destaca que, conforme o volume de dados coletados pelas empresas está crescendo, conseguir identificar o que realmente é relevante aos negócios é um grande desafio.
A partir de informações corretas, com análise e cruzamento de diferentes fontes de dados de forma estruturada, é possível ter os insights que são fundamentais para a tomada de decisão nos negócios.
Com alta disponibilidade, o LakeIT da Embratel possibilita isso, fornecendo acesso a uma plataforma com permanente atualização tecnológica, gerenciada com infraestrutura dinâmica – que possibilita o aumento ou a diminuição da capacidade de armazenagem de acordo com a necessidade do cliente. Permite também o processamento eficaz de informações em diversos formatos, inclusive de imagens.
Além do serviço em solução para coleta de dados, a Embratel anunciou que está oferecendo uma consultoria especializada para integrar Inteligência Artificial e Machine Learning à solução, considerando as necessidades específicas de cada cliente.
Dessa forma, destaca a companhia, é possível que as companhias correlacionem, organizem e transformem todas as suas informações empresariais em um só lugar, de forma rápida e segura. Assim, as análises podem ser personalizadas para as demandas de diversas diretorias. Diagnósticos históricos e até preditivos podem ser feitos com a ajuda da Embratel.
Por meio das informações obtidas é possível, por exemplo, analisar padrões de comportamento dos consumidores para fidelização de clientes ou até mesmo fornecimento de descontos para melhor controle de estoques.
A empresa deixou claro também que o lançamento está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e também pode ser adquirido no formato on-premises por empresas que gerenciam seus próprios servidores.