É normal haver rivalidade entre as emissoras de TV, uma vez que buscam chamar a atenção do telespectador para as suas programações e assim manter uma audiência à frente das concorrentes. Mas dessa vez, a competitividade foi além, pois a Record acusa a Rede Globo de cometer plágio em uma chamada para a nova temporada do The Voice Kids.
De acordo com a emissora de Edir Macedo, a líder de audiência usou um conceito similar a uma peça usada em 2014, para a campanha da novela Vitória, da TV Record, que segundo Notícias da TV, ainda estuda o que irá fazer sobre a situação.
Na peça exibida pela Rede Globo, que ocorre em um supermercado, uma senhora chama várias crianças para cantar a música ‘Fico Assim Sem Você’, da dupla Claudinho (1975-2022) e Buchecha. Aos poucos, outras pessoas se juntam na cantoria e por fim, aparece a data de estreia do programa ‘The Voice Kids’.
Na campanha feita pela Record, o cenário é considerado similar, uma vez que, em uma livraria, vendedores começam a cantar ‘Tente Outra Vez’, de Raul Seixas, e depois outros clientes do local também se uniram à interpretação da música.
Em ambos casos é usado o conceito de flash mod, quando um grupo de pessoas, sem nenhuma relação, se reúnem repentinamente em um ambiente público para realizar uma performance musical básica e de curto período de tempo. Depois se dispersam, como se nada tivesse acontecido.
Entre as duas peças, a diferença está no ambiente escolhido: uma em uma livraria e outra em um supermercado, e os personagens: crianças versus vendedores. Procurada pelo Notícias da TV, a Rede Globo não se pronunciou sobre o assunto.
Outros casos
Essa não é a primeira acusação da TV Record contra a Rede Globo. Há três meses, a emissora líder de audiência também foi acusada de plágio com o primeiro teaser do Big Brother Brasil 2023.
Segundo a Record, a peça era uma cópia da chamada de promoção do reality ‘A Casa’ (2017), apresentado por Marcos Mion. Entretanto, o caso não teve muitas repercussões.