A adoção de tecnologia por empresas brasileiras medida pelo Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) subiu 8,5%, em 2022, na comparação com a primeira edição do estudo, realizada no ano anterior. Pioneiro na avaliação do grau de maturidade das empresas brasileiras, o indicador foi idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Os resultados da segunda edição do INEXTI foram divulgados nesta terça-feira, 28, em coletiva de imprensa online transmitida para todo o Brasil.
Baseado nos pilares segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios, o indicador foi obtido a partir de 200 entrevistas concluídas no final de 2022 com tomadores de decisão e influenciadores na contratação de serviços de TI de empresas de médio e grande porte de várias verticais em todo o País. O resultado é uma ponderação desses três pilares. O INEXTI 2022, mostrou que, numa escala de 0 a 100, a nota média das empresas brasileiras foi 52,1, o que representa uma evolução se comparada aos 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021.
No que se refere à segurança da informação, os dados revelaram uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação (Chief Information Security Officer). Sessenta e quatro por cento das empresas entrevistadas que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Os números mostraram também que embora a gestão e operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. Cinquenta e seis por cento já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sobre a adoção de cloud e modernização de infraestrutura, é possível constatar que ainda que os ambientes de TI tradicionais predominem, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançam. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta segunda edição, esse número chegou a 62%. Entre os desafios apresentados para a migração para a nuvem estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).
O pilar serviços de TI aplicados aos negócios, que correlaciona a adoção de tecnologia e a potencialização dos resultados das organizações, mostrou um aumento do número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios, passando de 50% em 2021 para 57% nesta edição.
“A maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o INEXTI tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios. Esse é um projeto do qual temos muito orgulho porque, ao impulsioná-lo, a Oi Soluções reafirma seu posicionamento como relevante player do setor de tecnologia e orquestradora de soluções digitais”, afirma o VP da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite”.
“O estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI, conectividade, segurança e serviços gerenciados, além da forma de como esses serviços impulsionam e se relacionam com a linha de negócios. Na plataforma, todos os interessados podem responder à pesquisa, comparar-se em relação aos números obtidos e receber um relatório com comentários da IDC”, explica Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina.
A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica. Com atuação nacional, o B2B da Oi está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.400 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 40 mil empresas dos mais variados setores.
Acesso à pesquisa
As empresas que desejarem avaliar gratuitamente seu grau de maturidade digital devem preencher integralmente a pesquisa no site www.oisolucoes.com.br/INEXTI. Após o preenchimento, será gerado um relatório exclusivo com o indicador da empresa e uma análise final com recomendações de atuação. O estudo continuará sendo atualizado recorrentemente, permitindo que as organizações acompanhem sua evolução.