Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenha tomado diversas medidas para inibir a prática de telemarketing abusivo e as ligações de robôs, ambos ainda causam incômodo nos consumidores. As robocalls em especial, correspondem a 51% do total das 4,83 bilhões de ligações registradas no Brasil registradas entre os dias 15 e 21 de janeiro, segundo o último levantamento da agência.
No período analisado, foram registradas 2,47 bilhões de chamadas com duração de três segundos. Ou seja, quase metade de todas as ligações realizadas. Entretanto, embora sejam números alarmantes, a situação já foi muito pior. Só entre 1º e 7 de maio de 2022, 3,59 bilhões de ligações de spam por semana foram registradas. Isso corresponde a 60% do total de 5,91 bilhões de chamadas feitas no período no país.
Entre os dias 13 e 19 de novembro de 2022, foram registradas 2 bilhões de chamadas do tipo robocall, o que corresponde a 46% do total de 4,28 bilhões de ligações realizadas no Brasil, no período. Essa redução é resultado de medidas tomadas pela Anatel.
Em junho de 2022, em medida cautelar, a agência determinou que as empresas não façam mais de 100 mil chamadas do tipo por dia. “Como punição, a medida prevê que as empresas que fazem mais de 100 mil chamadas de três segundos por dia e aquelas que a proporção de chamadas rápidas seja igual ou superior a 85% entre todos os telefonemas feitos na data, ficam 15 dias bloqueadas e impedidas de fazer chamadas nesse período”, diz Cristiana Camarate, superintendente de relações com consumidores da Anatel. “Isso para uma empresa é um prejuízo bastante grande“, acrescenta.
Mesmo com as iniciativas para diminuir as ligações com duração de três segundos, elas ainda voltaram a registrar aumento nas semanas subsequentes. Por exemplo, de 27 de novembro a 4 de dezembro, quando o país registrou 5,09 bilhões de ligações, 2,42 bilhões delas foram chamadas de três segundos (58%).
“Esses números são sazonais, eles acabam variando de uma semana para a outra. É um trabalho incessante e a longo prazo até que esse número baixe ainda mais. Estamos estudando uma sequência de medidas para serem implantadas ao longo dos anos”, completa Camarate.
Para nível de entendimento, os Robocall usam Inteligência Artificial (IA) para realizar ligações automatizadas em massa. Muitas dessas ligações duram apenas três segundos e desligam assim que o consumidor fala “Alô”. Geralmente, são usados por empresas que prestam serviços de telemarketing para cobranças ou ofertas de serviços em diversos segmentos, como telefonia, TV por assinatura e operadoras de cartões de crédito.
Entretanto, são chamadas que não geram comunicação efetiva, o que acaba incomodando e prejudicando os consumidores. “Muitas usam dessa ‘tática’ para atualizarem seus cadastros. Com a tecnologia ligam para dez pessoas simultaneamente para que uma atenda e, assim, eles atualizam os sistemas próprios de bancos de dados“, acrescenta Camarate.