O 4G na Lua está cada vez mais próximo da realidade, segundo a Nokia. Ainda em 2023, no momento em que uma nova missão da agência espacial americana NASA partir em direção à superfície lunar, estará sendo transportada no interior da aeronave um conjunto completo de equipamentos de telefonia celular de quarta geração.
Os equipamentos são projetados e desenvolvidos pela empresa Nokia, que serão posteriormente instalados no chamado “tipping point lunar”. A partir daí, a missão da NASA, tem como objetivo estabelecer uma estação permanente na superfície satélite natural da Terra.
Para isso terá à disposição um serviço de comunicação de alto desempenho com uma área de cobertura de aproximadamente quatro quilômetros quadrados, permitindo uma conexão de alta qualidade com a Terra.
De acordo com Wilson Cardoso, CTO da Nokia responsável pela região da América Latina, apesar de a tecnologia de telefonia celular 4G utilizada no projeto lunar se basear no padrão LTE e ocupar uma frequência amplamente conhecida pelos habitantes da Terra – a frequência de 2,6 GHz – os equipamentos utilizados na superfície lunar são substancialmente diferentes dos equipamentos convencionais usados em nosso planeta.
Isso se deve ao fato de que, na Lua, não é possível contar com o chamado “fio terra”, pois o solo lunar é completamente ionizado. Por essa razão, foi necessário desenvolver uma solução customizada e especialmente adaptada para o projeto em questão.
A Nokia tem mais planos com o espaço
Durante sua participação no evento Mobile World Congress – MWC 23, a Nokia apresentou seu mais recente lançamento, o rádio que possibilita a rede de satélites de baixa órbita AST se conectarem diretamente com dispositivos móveis 4G ou 5G.
Esse acordo entre a fabricante finlandesa e a companhia de satélite foi estabelecido em julho do ano passado, com validade de cinco anos, e já se encontra em pleno funcionamento, com os primeiros equipamentos devidamente preparados.
O equipamento em questão, AirScale Single RAN da Nokia, tem como principal finalidade permitir que a AST SpaceMobile forneça serviços móveis para assinantes novos e já existentes em locais atualmente não atendidos por redes de comunicação terrestres.
Essa medida engloba a conexão de dispositivos em escala global, tanto em terra, quanto no mar ou no ar. Ademais, a Nokia fornecerá estações base devidamente alimentadas por sua última geração de chipsets ReefShark System-on-Chip (SoC) da Nokia.
O AST SpaceMobile, por sua vez, obterá vantagens dos cartões plug-in modulares de banda base da Nokia, os quais adicionam capacidade onde necessário. Além disso, a Nokia também disponibilizará sua solução NetAct para gerenciamento de rede e operações diárias contínuas de rede, bem como serviços de suporte técnico e otimização.