Os brasileiros já podem contar com mais um dispositivos para aproveitar os conteúdos de streaming transformando sua televisão em Smart TV. Acontece que o Roku Express 4K recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser comercializado no mercado nacional. O dispositivo foi lançado em 2022 no exterior e somente agora chega ao país.
Fabricado pela americana Roku Inc, o gadget de streaming obteve a homologação da Anatel em 23 de março e tem validade indeterminada. A Roku Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda. foi a requerente da solicitação. O dispositivo tem código de produto 3940X2, uma possível variação de região, enquanto o modelo americano é conhecido como 3940.
O modelo brasileiro conta com uma marca da Zona Franca de Manaus que aparece junto ao selo da Anatel no dispositivo, já que a fábrica da Roku está localizada na região. O dispositivo funciona como as “tv boxes”, tirando a parte da pirataria.
O Roku Expressa 4K vem com uma qualidade de imagem superior ao modelo anterior, com resolução de até 4K (3840 x 2160) e HDR10+, proporcionando imagens de alta qualidade e cores mais fiéis à realidade. Além disso, ainda conta com saída de HDMI, entrada micro USB para energia e um botão de Reset para reinicialização rápida.
Para mais comodidade do consumidor, o dispositivo vem com um controle remoto que possui os botões comuns como play e pause, mas também para acesso rápido às plataformas de streaming, como Netflix, Disney+, Apple TV+ e Globoplay, no modelo brasileiro. Enquanto que no modelo americano, o serviço da Rede Globo é substituído pela Paramount+.
Por enquanto, ainda não há um preço oficial para a venda no mercado brasileiro. O modelo padrão do Roku Express pode ser encontrado por cerca de R$ 209, mas a versão em 4K importada é vendida por cerca de R$ 368.