O sinal de TV digital foi liberado para 64 cidades em diferentes estados no Brasil. A autorização foi feita pelo MCom, Ministério das Comunicações. Com isso, 24 entidades serão beneficiadas em nove estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.
Os estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia são os que receberam mais canais em seus municípios selecionados com a liberação do sinal da TV digital.
Novos canais de TV digital chegam a diversas cidades do interior do Brasil
O MCom autorizou 24 entidades a fornecer o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em sinal digital através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. As portarias foram divulgadas na edição de segunda-feira (20) do Diário Oficial da União.
Daniela Naufel Schettino, diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do MCom, afirmou que essa ação permite que mais pessoas tenham acesso a conteúdo gratuito de melhor qualidade de imagem na televisão.
“Com essas autorizações teremos mais canais em tecnologia digital disponíveis à população, que receberão conteúdo de TV aberta e gratuita com maior qualidade de imagem”.
Foram concedidas autorizações para instalação de novos canais digitais em 54 municípios distribuídos nos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia.
Além disso, quatro estados da região Nordeste, incluindo Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Maranhão, receberão novos canais digitais, totalizando quatro, dois, um e um canal, respectivamente. Outros estados beneficiados estão localizados nas regiões Norte e Sul, com um novo canal cada no Acre e em Santa Catarina.
O objetivo dessas autorizações é expandir a cobertura de sinal de TV digital para municípios ainda não atendidos. Com a implementação desses novos canais, as emissoras que operam no formato analógico poderão transmitir suas programações com uma qualidade de som e imagem superior.
Autorização de uso
De acordo com as diretrizes estabelecidas na Portaria 4.287/2015, que estipula as medidas para a seleção pública e a aprovação da prestação do serviço de RTV, é necessário que as organizações cumpram os prazos definidos para obter a autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e solicitar a licença da estação antes de iniciar a execução.
Confira a lista completa de cidades por estados e os canais liberados no site do MCom, clicando aqui.