Nesta quarta-feira (05), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente ao ano de 2022 e na avaliação no quesito de atendimento telefônico, a Claro obteve a menor nota. Por causa disso, o órgão regulador decidiu abrir processo contra a operadora.
A agência pedirá esclarecimentos à Claro por causa do crescente problema na prestação dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa, que teve uma avaliação muito baixa dos próprios clientes da operadora.
A superintendente de Relações com Consumidores na Anatel, Cristiana Camarate, explicou que a qualidade de atendimento telefônico da empresa chamou a atenção pelo pior resultado entre todos os serviços.
Com isso, a início será instaurado um processo de acompanhamento contra a Claro, onde serão identificados as causas dos problemas que ocasionaram a avaliação negativa e assim, caberá à operadora propor soluções para contornar as variadas queixas detectadas na pesquisa. Se não forem adotadas as medidas para solucionar os problemas, o processo poderá se transformar em sancionador, com risco de penalidades e multas.
Segundo Caramate, outras operadoras não estão isentas de também serem alvo de processos de acompanhamento, caso a Anatel avalie a necessidade dessa expansão. No caso da Claro, a superintendência demandará o acompanhamento imediato.
Qualidade no atendimento telefônico
A categoria qualidade no atendimento telefônico da pesquisa da Anatel engloba as notas referente aos serviços de banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura.
Na banda larga fixa, a média nacional foi de 6,30, sendo que a Claro obteve nota de 5,86. No móvel pós-pago, a média foi 6,86, a operadora teve 6,44. No móvel pré-pago, assumindo o topo do ranking, a tele obteve nota 7,43, perante a média nacional que foi de 6,93. Na telefonia fixa, a média foi de 6,78, e 6,73 da Claro. Na TV por assinatura, Claro teve a pior nota, com 5,74, e a média nacional foi de 6,16.
A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel completa, você pode acompanhar aqui.