Com a chegada do 5G, não serão somente os smartphones que terão toda a atenção da tecnologia no mercado. Os serviços para residência também será uma preocupação das empresas de telecomunicações. Pelo menos é algo que podemos observar com a homologação de dispositivos (modem 5G) para a casa.
É o caso do modem 5G com roteador integrado e Wi-Fi que foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e provavelmente será usado pela Vivo. O Askey RTL6310VW-D112 recebeu a autorização da agência para ser comercializado no mercado brasileiro no mês de março. De acordo com o certificado de conformidade técnica, o produto é fabricado em Taiwan.
Os vestígios de que será usado pela operadora é que, segundo as fotos externas anexadas, o produto é personalizado com logotipo da O2, uma operadora europeia que é subsidiária da espanhola Telefónica, assim como a Vivo. Nos manuais em português há menções para a operadora brasileira no nome da rede Wi-Fi.
O modem 5G é compatível com as tecnologias 4G e 5G, incluindo o padrão 5G Standalone na frequência de 3,5 GHz. A rede ainda pode ser compartilhada via Wi-Fi 6 ou cabo de rede uma vez que tem duas portas LAN e uma porta WAN, permitindo assim ligar a outra conexão fixa existente. Além disso, ainda tem uma porta RJ-11, que pode ser usada com aparelho de telefone fixo.
A Askey não é uma marca muito conhecida pelos usuários finais, mas é conhecida pelo grupo Telefônica, uma vez que é responsável por vários roteadores utilizados pela Vivo Fibra.
Outros modems 5G
A Anatel também já homologou outros dispositivos do tipo: dois para a Claro, das fabricantes ZTE e Technicolor, além do modem Intelbras GX3000, equipado com chip Qualcomm 5DX62 e suporte a Wi-Fi Mesh.
Embora não estejam disponíveis pelas operadoras, a homologação dos equipamentos mostra que as empresas estão empenhadas nas multiplicidades de serviços que podem oferecer por meio do 5G, que ainda está engatinhando no país.