Nesta quinta-feira (27), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou em suas redes sociais a nova campanha de conscientização sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital. O Movimento #FiqueEsperto conta com a parceria de diversos agentes, públicos e privados.
De acordo com a gente, a agenda da campanha funcionará da seguinte forma: as campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br, sendo que até o final do mês de maio, serão divulgadas mensagens com dicas de como
- evitar falhas de segurança em celulares e computadores;
- alertas sobre solicitações mal intencionadas recebidas por SMS;
- alertas de pedido de portabilidade de linha telefônica não realizado pelo titular;
- Como consultar linhas pré-pagas cadastradas por CPF.
As mensagens com as dicas de segurança também serão encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. As dicas também poderão ser acompanhadas nas redes sociais, pela #FiqueEsperto.
O Movimento começou em outubro de 2020, dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel, em uma campanha que durou seis meses. A agência dá continuidade à iniciativa, surgindo a definição de Movimento, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas. A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027.
De acordo com a Anatel, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto:
- Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp);
- Associação Brasileira de Bancos (ABBC);
- Associação Brasileira de Internet (Abranet);
- Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint);
- Associação NEO;
- Banco Central do Brasil (Bacen);
- Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net);
- Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br);
- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB);
- Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
- Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br);
- Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis);
- WhatsApp.