Na análise anual de satisfação do consumidor com os serviços de telecomunicações elaborada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), embora seja pouca, há uma presença marcante dos provedores regionais. Inclusive, alguns ocupantes obtiveram os melhores resultados em algumas categorias. Na próxima edição, a agência pretende incluir mais ISPs na pesquisa.
Com isso, a partir deste ano, cujo resultado será divulgado em 2024, constarão dados referentes aos provedores como Ligga Telecom, Proxima, BR Super, Blink e Vero Internet. Dessa forma, 11 ISPs farão parte da pesquisa de satisfação da Anatel.
Cristiana Camarate, superintendente de relações com o consumidor da Anatel, em coletiva de imprensa, explica que “Achamos que dessa forma trazemos mais informações a respeito do serviço desses competidores que ganham cada vez mais importância no mercado”.
Neste ano, além das grandes empresas de telecomunicações, como Claro, TIM, Vivo, Oi e SKY, a Algar Telecom, Brisanet, Gigabyte, Mob, Unifique e Valenet também foram incluídos na pesquisa. Conforme os dados da análise de satisfação da Anatel, as empresas de pequeno porte obtêm boas métricas em suas respectivas áreas de atuação. Por exemplo, no segmento de banda larga, o índice de satisfação geral do cliente com seu provedor de internet subiu em 2022, para 7,07 (era 6,88 em 2021).
Inclusive, no quesito “banda larga fixa”, o destaque gira em torno de um provedor regional, a Brisanet, que obteve os maiores índices de satisfação dos consumidores, e liderou o ranking das cinco melhores notas por estado no Brasil: Alagoas (8,5), Piauí (8,49), Pernambuco (8,47), Sergipe (8,36) e Rio Grande do Norte (8,34). Além de ter as 05 melhores notas por UF, liderando o ranking no Ceará (8,09) e na Paraíba (7,79), sendo assim a telecom mais bem avaliada em todos os estados em que foi pesquisada.
Outro exemplo é a Gigabyte, que obteve o melhor desempenho geral de todas empresas na pesquisa de satisfação dos clientes. Seguida por Unifique e Brisanet, todas com nota superior a 8, enquanto que as nacionais tiveram nota em torno de 7.
Entretanto, os clientes de banda larga são os mais insatisfeitos, segundo o estudo completo, em comparação aos serviços de telefonia móvel pós e pré-pagos, telefonia fixa e TV por assinatura.
Camarate explica que o quesito é o mais suscetível a reclamações, como mau funcionamento da conexão e da qualidade das informações que recebem sobre o plano assinado. “Por isso entendemos que estes pontos precisam ser mais bem trabalhados pelas prestadoras”.