O streaming e TV fechada tem quase o mesmo público da Globo, segundo dados do IBOPE. O consumo de mídia do público brasileiro tem mudado nos últimos anos ao ponto das novas plataformas atingirem audiência próxima da líder da televisão aberta.
Informações obtidas pela coluna Splash, do site Uol, revelam como os serviços de streaming, o YouTube e a TV paga estão se aproximando do consumo da Globo, enquanto superam amplamente as outras emissoras de TV aberta.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, de acordo com dados da Kantar Media, a TV aberta ainda é responsável pelo maior consumo no Brasil. No entanto, serviços de streaming, o YouTube e a TV paga têm ganhado cada vez mais espaço, chegando a competir diretamente com a audiência da Globo.
Aproximadamente 47% dos aparelhos de TV e outros dispositivos eletrônicos em uma residência, como celulares, tablets e computadores, passam 24 horas por dia consumindo programação gratuita nas emissoras.
Somente a Globo, no mês passado, foi sintonizada por 34% dos aparelhos de TV e demais dispositivos eletrônicos ligados em todo o país durante as 24 horas do dia, de acordo com a medição realizada pela Kantar.
Proximidade com a Globo
No entanto, quando combinamos o streaming e a TV paga, essas duas plataformas estão se aproximando rapidamente da líder, representando 30% do mercado. Dessa porcentagem, 21% são de streaming e 8,6% são da TV paga.
A Kantar Media realiza o acompanhamento do consumo de conteúdo audiovisual em 15 das maiores regiões metropolitanas do país, utilizando cerca de 7.000 aparelhos instalados em residências.
Essa pesquisa abrange uma ampla diversidade de classes sociais, desde as residências com acesso à banda larga e diversos tipos de aparelhos eletrônicos (classes ABC), até aquelas que possuem apenas TV digital por antena (classes D e E).
Os domicílios são selecionados por meio de amostras populacionais fornecidas pelo IBGE.
É importante ressaltar que as famílias monitoradas pelo IBOPE não recebem qualquer tipo de pagamento por sua participação na pesquisa. Eventualmente, podem receber brindes de baixo valor como forma de agradecimento.