Nesta terça-feira (25), a Claro divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023, onde reportou uma alta de 10,8% na receita líquida do grupo, atingindo R$ 11,17 bilhões na abertura do ano, ante R$ 10,08 bilhões registrados no ano passado.
Segundo a empresa, os resultados foram impulsionados pela vertical de serviços móveis, com crescimento de 9,6%, totalizando R$ 10,59 bilhões ante R$ 9,67 bilhões somados de janeiro a março de 2022. O setor móvel cresceu 21,7% na comparação anual, totalizando R$ 5,63 bilhões no primeiro trimestre do ano, enquanto que a receita do setor fixo teve um recuo de 1,6%, totalizando R$ 4,95 bilhões.
No serviços móveis, entre os destaque estiveram o crescimento de 12,8% na base de pós-pagos, com adição de 5,4 milhões de clientes no intervalo impulsionada pela portabilidade de linhas. No caso do pré-pago, a alta foi ainda mais expressiva (19,1%). Em março, a operadora totalizava 82,8 milhões de acessos móveis, entre pós e pré-pagos.
No segmento da rede 5G, a tecnologia da Claro está ativa em 77 cidades, sendo 21 foram lançadas no período. A base de dispositivos 5G entre os clientes da Claro chegaria a 5,5 milhões, conforme o balanço. A operadora afirma ter em sua base 5,5 milhões de dispositivos compatíveis com a rede, o equivalente a 40,4% de participação de mercado.
O saldo líquido de linhas portadas nos últimos doze meses atingiu 1 milhão. Segundo a tele, o processo de migração de clientes adquiridos da Oi Móvel já foi concluído.
Banda Larga
No setor de internet residencial, a Claro adquiriu 46,2 mil assinaturas entre janeiro e março deste ano. A receita líquida de internet fixa residencial avançou 7,6% no período e a receita média por usuário (ARPU), 7,1%, ambos na comparação com um ano antes. Destacando também a entrada de equipamentos com WiFi 6 no portfólio.
A rede de fibra até em casa (FTTH, ou fiber to the home) chegou a 8,7 milhões de casas passadas (HPs, ou home passed). A Claro tem rede FTTH em 394 cidades, com três novas cidades tendo sido integradas à rede de fibra no trimestre inicial de 2023.
No ramo corporativo da operadora, a Embratel cresceu 4,7% na receita no primeiro trimestre, com destaque para os negócios de plataformas de TI (alta de 16,4%) e mobilidade (17%).
No segmento de TV por assinatura, a tele ainda é líder de mercado, abocanhando 41,4# de participação.
Claro e América Móvil
A Claro Brasil, que é controlada pela América Móvil, não revelou o lucro no trimestre em questão, mas a sua controladora registrou lucro líquido equivalente a US$ 1,67 bilhão, representando uma queda de 2,1% na comparação ano a ano. A receita de serviços caiu 2,2%, para US$ 9,36 bilhões.
Voltando para a operação brasileiro, no trimestre inicial de 2023, o EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 4,71 bilhões, alta de 15,5% na comparação com o mesmo intervalo de 2022. A margem, por sua vez, foi de 42,2%, tendo avançado 1,7 ponto percentual.