Nesta quinta-feira (06), a DirecTV, um dos principais provedores de televisão por satélite dos Estados Unidos, anunciou o lançamento de seu novo dispositivo de streaming, o “Gemini”, que é baseado em Android TV do Google. O dispositivo será disponibilizado de forma gratuita para seus assinantes de seu plano de TV, cujas opções nos EUA incluem pacotes a partir de US$ 64,99/mês.
Embora não dê muitos detalhes sobre como o produtos funciona, o Gemini oferece suporte ao ‘Google Assistant’ por meio de seu controle remoto e que é necessário um login do Google, confirmando a base do sistema operacional Android TV.
O controle remoto com suporte para o Google Assistente conta comando de voz, permitindo que o usuário busque abrir aplicativos e solicite a reprodução de títulos utilizando somente a voz. Além disso, suporta a exibição de vídeos com resolução até 4K, levando mais qualidade e imagem para os assinantes.
O dispositivo ainda funciona tanto com o serviço da DirecTV, que detém serviços próprios, como o DGO, quanto com outros serviços de streaming, como Netflix, HBO Max, Disney+, YouTube e outros. Com o Android TV, é possível acessar diferentes tipos de conteúdo sem precisar alternar a entrada do televisor.
“O Gemini é o lançamento de hardware mais importante para os clientes de satélite em quase uma década”, afirma a DirecTV. “Com base na melhor qualidade de imagem da indústria oferecida pela DirecTV, este dispositivo conectado sem cabos permite que os clientes assistam conteúdo 4K em seus aplicativos favoritos“.
O novo dispositivo é uma versão ligeiramente atualizada do mesmo hardware que a DirecTV vem usando para seus streamings de TV Android há algum tempo. Esta versão atualizada provavelmente possui um novo software (não há nada nas promoções da DirecTV) e é baseada no Android 11.
No Brasil, por meio da DGO, antiga DIRECTVGO, a empresa oferece seu próprio serviço de TV via internet (IPTV), com um catálogo de conteúdo que conta com canais ao vivo, esportes, entretenimento, documentários, entre outros.