A Telecom Italia (Grupo TIM), anunciou ter recebido novas ofertas por ativos de rede de telefonia fixa e cabos submarinos Sparkle, mas parece que as propostas não foram tão animadoras, pois as ações da empresa recuaram mais de 6% nesta quarta-feira (19) com a decepção de investidores sobre o valor atribuído nas novas ofertas.
Analistas manifestaram preocupação, pois as propostas apresentam valor abaixo do que a Vivendi, principal acionista que detém 24% da Telecom Itália, estava pretendendo para a unidade, que segundo a Intesa Sanpaolo, é de 31 bilhões de euros, além de que uma solução rápida para reestruturar a companhia é improvável.
“Esperamos outro período de interlocução e a situação ainda muito fluida em termos de valuation do ativo, implicações antitruste e questões governamentais”, afirmou o Intesa Sanpaolo.
A empresa italiana informou no final da terça-feira que recebeu ofertas não vinculantes da KKR e do banco Cassa Depositi e Prestiti (CDP), que está trabalhando com a Macquarie. A Telecom Italia não deu detalhes das novas ofertas, mas afirmou que serão avaliadas em reunião do conselho de administração no dia 4 de maio.
Entretanto, de acordo com duas fontes próximas do caso, a empresa recebeu a proposta pelos ativos de 19,3 bilhões de euros pelo CDP e Macquarie, enquanto que a KKR soma a sua oferta 21 bilhões de euros, mais 2 bilhões são condicionados ao cumprimento de certas metas. Em ambos casos, houve um aumento de cerca de 1 bilhão de euros a mais das propostas feitas unicamente.
A venda de seu maior ativo é parte do plano de reestruturação apresentado pelo presidente-executivo, Pietro Labriola, para reduzir a dívida da empresa. A Telecom Italia tem nota de crédito “junk” e enfrenta uma contínua queda de receita em seu mercado doméstico. O Banca Akros afirmou em relatório que as melhoras nas ofertas foram limitadas e que a “possibilidade de uma venda simples não é mais tão alta e outras opções podem surgir”.
Vale lembrar que as novas ofertas foram apresentadas após a própria Telecom Italia pedir para as ofertantes melhorarem suas propostas. Inclusive, forneceu informações complementares para as empresas usarem como incentivo para a melhoria das ofertas.