De acordo com uma pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, a Netflix é o streaming que possui a maior taxa de cancelamento, sendo que a HBO Max, que em breve será apenas Max, tem a menor taxa. O estudo também aponta que sete em cada 10 brasileiros foram ou são clientes das principais plataformas, como Globoplay, Disney+, Prime Video, etc.
Segundo a pesquisa, 6 em cada brasileiro já cancelaram algum serviço de streaming, sendo que a taxa de cancelamentos em geral teve aumento de 6% em relação a 2022. 40% não cancelaram e 3% não chegaram a assinar.
Confira o ranking:
- 33% cancelaram Netflix (em 2022 foram 40%)
- 28% cancelaram Amazon Prime Video (em 2022 foram 23%)
- 27% cancelaram Globoplay (em 2022 foram 24%)
- 17% cancelaram Disney+ (em 2022 foram 14%)
- 14% cancelaram Telecine Play (em 2022 foram 15%)
- 13% cancelaram HBO MAX (em 2022 também foram 13%)
Os motivos de cancelamentos são os mais diversos, mas o preço é o mais apontado pelos entrevistados. 58% dizem que o econômico pesou na decisão de cancelar alguma plataforma. 40% apontam o custo-benefício ou o preço alto praticado; 35% concordam que a situação financeira pesou e o serviço impactou no bolso. Além disso, a falta de lançamentos (28%) e o catálogo restrito ou títulos pouco interessantes (26%), também estão entre as razões.
Na pesquisa foram entrevistadas 1.400 pessoas em todo o país e a parcela de 70% da população que assinam ou assinaram streaming, 92% apontam a Netflix como primeira opção. No ano anterior, o serviço também era líder de opção, com 91%. Neste ano, observa-se uma evolução do Disney+ (26% em 2022 x 33% em 2023) que subiu alguns degraus e trocou de posição com o Globoplay (30% em 2022 x 31% em 2023).
Quando questionados sobre o que consideram importante dentro de uma plataforma de streaming, o preço e a variedade de conteúdo entram nas considerações. Para 74%, o critério principal é a grande variedade de títulos, seja de séries ou filmes e 66% dão preferência ao preço acessível.
“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma; e 17% demandam um app específico para a smart TV. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, comenta Lígia Melo, coordenadora de pesquisa e sócia da Hibou.
Valores adicionais
Algumas plataformas costumam disponibilizar conteúdo que vão além da assinatura mensal, cobrando valores adicionais para canais premium. Na pesquisa, 74% dos entrevistados não gostam de custos adicionais, pois eles dizem que todo o conteúdo já deveria estar incluso na mensalidade mensal.
Já outros 16% não vêm problemas na prática e são a favor, pois percebem a flexibilidade em pagar a mais se quiser, mantendo a assinatura mensal com valor mais baixo. Já 11% não pensaram a respeito e são indiferentes a essa opção.