O Prêmio Anatel de Acessibilidade será entregue na próxima quarta-feira, 12. Desde 2019, a Agência Nacional Telecomunicações promove um prêmio que reconhece as grandes prestadoras de telecomunicações que possuem ambientes físicos e virtuais de atendimento acessíveis às pessoas com deficiência, e que desenvolvem ações para incentivar, divulgar e garantir os direitos de acessibilidade.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 12 de abril, às 10 horas, no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, localizado no segundo andar do bloco E do complexo-sede da Anatel, em Brasília. A transmissão do evento será realizada pelo canal da Agência no YouTube.
Resultado deste ano para o Prêmio Anatel de Acessibilidade/
Os resultados de 2023 são os seguintes no Ranking de Acessibilidade da Anatel:
1º. Claro
2º. VIVO
3º. TIM
4º. SKY
5º. Oi
Em 2022, a Claro também conquistou a primeira posição no ranking.
O Prêmio Anatel de Acessibilidade é concedido à prestadora de telecomunicações com a melhor pontuação nesse ranking, que avalia os cinco maiores grupos de telecomunicações do país. Esta é a quinta edição do prêmio e a terceira vez que a Claro alcança o primeiro lugar.
Como funciona a premiação
A Anatel concede o Prêmio de Acessibilidade em Telecomunicações com base nos resultados do Ranking de Acessibilidade, que é elaborado pela Agência e previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (Resolução nº 667/2016).
Os vencedores do Prêmio de 2023 foram determinados com base nas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2022 nas cinco maiores prestadoras de telecomunicações. Foram avaliados indicadores como Acessibilidade na Página da Internet (API), Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA), e Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA). Além disso, também foram consideradas Ações Voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).
Confira a classificação das prestadoras em cada um dos indicadores:
Ações Voluntárias (AVI): CLARO (1º), VIVO (2º), TIM (3º), SKY (4º) e Oi (5º);
Eficiência dos mecanismos de interação (ERA): VIVO (1º), Oi (2º), CLARO (3º), TIM (4º) e SKY (5º);
Acessibilidade na Página da Internet (API): SKY (1º), TIM (2º), CLARO (3º), VIVO (4º) e Oi (5º);
Atendimento especializado no estabelecimento (ASA): CLARO e TIM (1º), VIVO (2º), SKY (3º) e Oi (4º).