Desde o mês de março que os usuários do Internet Brasil, programa que disponibiliza chips gratuitos de dados móveis para alunos da educação básica, já contam com uma maneira mais fácil e rápida de tirar suas dúvidas, pois a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) passou a usar o ChatGPT para atender o público do programa.
A ferramenta, que usa inteligência artificial (IA), tem a capacidade de responder questionamentos feitos pelos usuários com um alto índice de acerto. Nesse processo, os tecidos da RNP ensinam a IA sobre especificamente sobre o Internet Brasil, com conteúdos próprios para atender beneficiários e gestores do programa.
Nessa primeira etapa, conseguiram um resultado impressionante, com uma marca de 90% de respostas corretas já nos primeiros testes. No entanto, essa porcentagem pode ser maior ao longo do tempo que for introduzido novos conhecimento a ferramenta.
Segundo os testes, o ChatGPT ainda é capaz de identificar perguntas racistas ofensivas ou com alguma intenção negativa, fornecendo respostas sem usar tais linguagens. Além disso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa ainda está personalizando a plataforma para considerar as idades dos estudantes e as diversas regiões do Brasil, incorporando termos e culturas dessas áreas.
O ChatGPT é desenvolvido pela OpenAI e se trata de um robô que utiliza inteligência artificial para produzir textos. A plataforma coleta informações da internet e elabora respostas criativas, conversar em linguagem fluida e natural e até dar conselhos.
Sobre o Programa Internet Brasil
O Programa Internet Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação. Foi criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e às suas famílias. Sua operacionalização é apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O acesso à internet se dará através da disponibilização de chip e pacote de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).