A Vivo celebra 20 anos de existência e lança campanha de comemoração em razão desse ciclo. A operadora de telecomunicações trabalha no Brasil através da Telefônica Brasil e desde 2003 atua nesse mercado.
Confira nessa matéria um pouco da história da operadora nesses 20 anos, a campanha de comemoração pelo aniversário e mais alguns pontos importantes, relevantes, na trajetória da companhia.
“20 anos olhando pro futuro” é o slogan de aniversário da Vivo
Para esse aniversário a companhia destacou alguns pontos como lançamentos de serviços, participação na digitalização das telecomunicações do Brasil e ainda faz questão de lembrar que é reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do país.
“Quando a Vivo digitaliza o Brasil, o futuro fica cada vez mais perto”, diz a empresa.
No site oficial da operadora é possível encontrar uma linha do tempo que narra desde 2003 diversos momentos, como a fundação, a entrada para o grupo Telefônica e a mudança da GVT para a Vivo.
- 2003 – começo do trabalho;
- 2008 – marco de 40 milhões de clientes;
- 2010 – entrada para o Grupo Telefônica;
- 2013 – lançamento do 4G e do app Meu Vivo;
- 2014 – lançamento do Vivo Recarga , assistente virtual Vivi e Vivo Turbo;
- 2015 – reconhecida como uma das dez marcas valiosas do Brasil pela quinta vez;
- 2016 – integração da GVT;
- 2018 – lançamento da AI Aura;
- 2019 – redefinição do propósito para Digitalizar para Aproximar
- 2022 – implementação da rede 5G.
Embora o site não acrescente na linha do tempo, mas assim como a TIM e a Claro, a Vivo também participou da compra da Oi Móvel. Com a Recuperação Judicial da operadora e necessidade de ter mais dinheiro em caixa para quitar dívidas, foi preciso fatiar o serviço de telefonia móvel e a Vivo esteve presente nessa compra.
Na divisão a Vivo ficou com os clientes referentes aos seguintes DDDs: 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.
Nem só de flores foram esses 20 anos
Assim como qualquer outra prestadora de serviço, a Vivo também coleciona alguns problemas. Como por exemplo algumas exigências de pagamentos de multas como no caso de telemarketing abusivo, condenação do Cade junto com a Claro e a Oi por consórcio em licitação e algumas intimações do Procon, como foi o caso em Fortaleza junto com a Claro, TIM e Oi.
No site Reclame Aqui, onde muitos consumidores utilizam para falar sobre diversos produtos e serviços de uma forma geral, a Vivo conta atualmente com mais de 30 mil reclamações, de abril de 2020 até aqui e é avaliada como “Não Recomendada” pois não responde a pelo menos 50% das reclamações.
Em relação as últimas notificações nesse site, 18,01% é sobre cobrança indevida, 18,06% são sobre planos pós pagos e 30,84% são sobre telefonia celular.
Já em processos movidos contra a Vivo, segundo o site JusBrasil, no total são 57.594 que mencionam a operadora. Sendo que a maioria é do TJSP, seguido por TJBA. Desses processos encontrados, Telefonica Brasil S.A. foi a parte que mais apareceu.
Vídeo campanha de aniversário
Para celebrar os 20 anos, a Vivo lançou um vídeo comercial de 32s, onde reafirma esse ciclo de duas décadas, dizendo que é a melhor rede móvel do país, maior rede de fibra da América Latina, e uma das 10 empresas mais sustentáveis do mundo no setor de telecomunicações.
Deixa a mensagem para que “Viva menos do mesmo. Viva o que aproxima. Viva tudo […] Conectados vivemos melhor.” Finaliza dizendo que nos próximos 20 anos, Viva no seu tempo. Veja abaixo o vídeo completo.