Na última sexta-feira, 12, a Algar Telecom divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano. A empresa registrou prejuízo líquido de R$ 10,3 milhões, em comparação ao lucro de R$ 10,1 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior.
Segundo a empresa, essa mudança ocorreu devido a um aumento no volume de amortização e depreciação, decorrente dos investimentos realizados nos últimos anos e, principalmente, do aumento das taxas de juros no serviço da dívida.
A despesa líquida da Algar durante o período foi de R$ 130,9 milhões, um aumento de 29,7% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, devido às altas taxas de juros e a um volume maior de contratos de arrendamento. Por outro lado, a receita líquida de serviços cresceu 6,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, atingindo R$ 682,9 milhões.
A Algar registrou um aumento de 4,1% na unidade de negócios B2B, com faturamento total de R$ 469,6 milhões. Os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de coisas conectadas (machine-to-machine) cresceram no período, com altas de 26,2% (R$ 82,5 milhões) e 19,9% (R$ 39,9 milhões), respectivamente.
Apesar das incertezas no cenário macroeconômico, a Algar observou que seus clientes B2B começaram a assinar novos contratos de serviços em março, após uma demora nos meses anteriores. O número de clientes B2B aumentou para 196,3 mil, com expansão de 4,8% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o intervalo inicial de 2022.
Já no segmento B2C, a receita da Algar cresceu 12,4% no primeiro trimestre de 2023, impulsionada pelos serviços de banda larga via fibra óptica (alta de 12,9%) e telefonia móvel (5,6%), totalizando um faturamento de R$ 213,3 milhões. A operadora encerrou o trimestre com 543,1 mil clientes de banda larga fixa, sendo que 98,6% deles utilizam a tecnologia em fibra, além de 1,09 milhão de acessos de telefonia móvel.
De acordo com o relatório financeiro, a empresa conseguiu reduzir seus custos e despesas em 3,5%. No primeiro trimestre, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) alcançou R$ 281 milhões, o que representa um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 271,1 milhões). A margem de lucro atingiu 41,1%, um aumento de 1,9 ponto percentual em comparação ao ano anterior.
No período de janeiro a março deste ano, os investimentos caíram 26,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022, totalizando R$ 91,8 milhões. Desse total, 80,4% foram destinados à conexão de novos clientes.
Além disso, a operadora anunciou que a fase mais intensa de integração das operações da Vogel Telecom foi concluída, e agora a empresa está focada em ocupar a infraestrutura construída e aumentar a eficiência operacional.
“Essas iniciativas se tornam ainda mais importantes depois de períodos de contínuas expansões e pressões inflacionárias”, afirma a companhia.