O Brasil ocupa a 5º posição de uma lista de 193 países com a maior quantidade de usuários de smartphone no ranking mundial, de acordo com um estudo divulgado pela plataforma de descontos Cupom Válido, com base em dados da The World Bank e Statista sobre os smartphones no mundo.
Atualmente, o país conta com mais de 118 milhões de usuários de celulares ativos, ficando atrás apenas da Indonésia, Estados Unidos, Índia e China. Vale ressaltar que é considerado um usuário de smartphone ativo, qualquer pessoa que usa um aparelho celular pelo menos uma vez por mês.
No ranking, a China ocupa a primeira posição, com mais de 953 milhões de usuários de smartphone, com vantagens significativas em relação à segunda posição, que é ocupada pela Índia, com 492 milhões de usuários.
O top 10 do ranking mundial configura conforme consta na imagem:
Taxa de Penetração de Celulares por País
Quando se trata da taxa de penetração de celular nos países, que é a porcentagem de usuários ativos em relação a uma população de um país, o Brasil nem se quer está presente no top 10 do ranking, que é liderado pelos Estados Unidos.
Considerando a taxa de penetração de celulares, uma das métricas utilizadas para mensurar o quão avançada é a economia de um país, o Brasil ocupa a 15ª posição, com 55,4%. Ou seja, é possível compreender com isso que, embora tenha uma grande quantidade de usuários de smartphone, quase a metade da população brasileira ainda não possui um celular.
A métrica considera os países de economia avançada, aqueles que configuram valores acima de 70%. No ranking, quem lidera a lista é os Estados Unidos, com quase a maioria da população (82%) com acesso a um smartphone. Em seguida, vem o Reino Unido (79,8%), França (78,8%), Alemanha (78,8%) e Itália (77,0%).
Confira o top 10 do ranking:
- Estados Unidos (82%)
- Reino Unido (79,8%)
- França (78,8%)
- Alemanha (78,8%)
- Itália (77,0%).
- Rússia (70,1%)
- Vietnã (68,2%)
- Irã (67,3%)
- China (66,0%)
- Japão (65,9%)