De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coletados pela Conexis Brasil Digital, houve uma diminuição de 25,4% nas queixas dos usuários de serviços de telecom em março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O número de reclamações caiu de 123.491 para 81.437, o que representa uma redução de 42.054 queixas.
O levantamento da Conexis também apontou uma queda em todos os tipos de serviços, com a maior redução ocorrendo na TV por assinatura, com uma queda de 32%.
É importante ressaltar que, durante esse período, a Anatel registrou uma diminuição no número de acessos à televisão paga, com uma redução de 14,3%, o que equivale a 2,2 milhões de pontos de recepção a menos.
RECLAMAÇÕES SOBRE TELEFONIA MÓVEL TAMBÉM SOFREM QUEDA
Em relação às reclamações recebidas pela Anatel, destaca-se que a segunda maior queda no número de registros ocorreu em relação aos problemas relacionados à telefonia móvel, tendo sido verificada uma diminuição de 27,4% durante um período em que também se constatou uma redução de 2,8% no número de chips ativos, equivalente a mais de 7 milhões. Em relação à banda larga fixa, as queixas diminuíram 16,7%, enquanto os acessos apresentaram um crescimento de 6,9%.
Conforme dados do balanço atualizado em março, é possível observar que o maior número de queixas deste ano está relacionado à cobrança, sendo esta responsável por 31% do total.
No entanto, é importante destacar que essas reclamações tiveram uma queda significativa de 34% em março de 2023. Em seguida, encontram-se as críticas relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo, que apresentaram uma redução de 1%. Além disso, as reclamações relacionadas ao cancelamento também registraram uma queda significativa de 39%.
A Conexis Brasil Digital divulgou que os dados de 2023 seguem a tendência de redução observada nos anos anteriores.
Em 2022, o número de reclamações teve uma queda de aproximadamente 23%, com cerca de 1,7 milhão de reclamações, o menor volume desde 2015.
Segundo o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari, isso foi resultado dos investimentos do setor, que ultrapassaram R$ 38 bilhões em 2022, e das ações das empresas para melhorar a relação com os consumidores.
Além disso, a entidade destaca o impacto positivo das medidas de autorregulação, como a plataforma “Não Me Perturbe”, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e oferta de crédito consignado. Neste ano, essa plataforma lançou um aplicativo.