A TIM celebra alta de receita em todas as linhas de serviços nos resultados do primeiro trimestre de 2023. Apresentou um sólido crescimento de receitas no início de 2023, o que contribuiu para a manutenção de bons níveis de lucro.
No primeiro trimestre do ano, a receita líquida normalizada atingiu R$ 5,7 bilhões, o que representa um aumento de 20,2% em relação ao mesmo período de 2022. Como resultado, o lucro líquido da companhia foi de R$ 437 milhões, um aumento de 4,3% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
O crescimento das receitas foi observado em todas as principais linhas de serviços da TIM. No serviço móvel, houve um aumento de 21,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2022, impulsionado pela incorporação dos ativos adquiridos da Oi. No serviço fixo, o crescimento foi de 6%, com destaque para o serviço premium de banda larga, o TIM UltraFibra, que teve uma expansão de 9,4%. Na área de produtos, a alta foi de 21%, graças à expansão contínua do mix de ofertas.
Os resultados também impactaram o EBITDA, um dos principais indicadores de saúde financeira de uma empresa. No primeiro trimestre de 2023, o EBITDA normalizado totalizou R$ 2,6 bilhões, com um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A margem EBITDA normalizada alcançou 46%, um aumento de 1,1 ponto percentual, refletindo o ritmo de expansão da companhia. Esses números indicam que a TIM está no caminho certo para continuar crescendo e se consolidando no mercado de telecomunicações brasileiro.
CEO Alberto Griselli celebra os resultados da TIM no início de 2023
O executivo da operadora falou sobre os resultados financeiros da TIM destacando os serviços que ela tem oferecido.
“A TIM começa 2023 mantendo a boa performance dos últimos anos e reforçando seu protagonismo no setor de telecomunicações. Consolidamos a mais ampla cobertura 5G nas capitais, o melhor serviço de ultrabanda larga do país e a maior área conectada no campo. Desenvolvemos soluções específicas para setores como logística, agronegócio, indústria automotiva, mineração e cidades inteligentes. Ao mesmo tempo, a TIM tem novas e ambiciosas metas de ESG e é reconhecida como uma das companhias mais sustentáveis”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Alguns números da companhia
- 9,4% de expansão da TIM UltraFibra
- 27,3% de alta na receita do serviço pré-pago
- 21,1% de aumento na receita de serviço móvel
Dados positivos em 5G
Em janeiro deste ano, a TIM alcançou um marco importante ao se tornar a única operadora presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. A empresa tem presença em todo o território brasileiro, com predominância da rede 4G em 96% das áreas alcançadas.
A TIM afirma que é a única operadora presente com a rede 5G em todos os bairros de cinco importantes capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba. Essa cobertura alcança mais de 35% da população urbana do país. Isso significa que os clientes da TIM nessas cidades têm acesso à tecnologia 5G em toda a sua extensão.
Expansão da tecnologia 5G da TIM
A TIM continua a expandir sua rede 5G, que chegou às regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo em março deste ano. As cidades incluídas na expansão são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo, no Rio de Janeiro; e Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Santo André, em São Paulo. Com essa expansão, mais clientes da TIM têm acesso à rede 5G em suas regiões.
Ainda sobre a rede móvel, a operadora destacou que inaugurou seu próprio laboratório em abril deste ano. O TIM Lab tem como objetivo ser referência na criação e desenvolvimento de produtos e soluções 5G. Com essa iniciativa, a TIM está investindo em pesquisas e desenvolvimento para aprimorar ainda mais a qualidade de sua rede e serviços.
TIM é destaque em estudo de mercado
A TIM também foi destaque em um estudo de mercado divulgado recentemente pela imprensa. Segundo o estudo, os clientes da TIM têm a melhor velocidade de download do mercado e permanecem mais tempo na rede em comparação com as outras operadoras. Isso mostra que a empresa está comprometida em oferecer a melhor experiência para seus clientes.
Em resumo, a TIM afirmou que tem trabalhado para aprimorar sua cobertura de rede e oferecer serviços de alta qualidade para seus clientes em todo o país. Com a expansão da rede 5G e a inauguração do TIM Lab, a empresa está se preparando para liderar a próxima geração de tecnologia de telecomunicações no Brasil.
A música faz parte das ações do primeiro trimestre da companhia
A TIM patrocinou pela segunda vez consecutiva, em março, o TIM Music Noites Cariocas, realizado no Morro da Urca, no Rio. O evento contou com a participação de artistas como Gilberto Gil e Alceu Valença, bem como artistas em ascensão no cenário musical nacional, como Duda Beat e o grupo Gilsons.
A rede 5G da TIM foi novamente utilizada pelo público para cerca de 30% de suas interações, incluindo o envio de fotos e vídeos e transmissões ao vivo, superando o percentual de 20% registrado no Rock in Rio de 2022.
No mês anterior, a TIM marcou presença no Festival de Verão de Salvador, atraindo uma multidão para shows de diversos gêneros musicais e também oferecendo o sinal 5G para o público, com cerca de 30% do tráfego de dados ocorrendo na rede da TIM.
Em maio, os cariocas poderão assistir à segunda edição do TIM Music Rio na Praia de Copacabana, que contará com apresentações gratuitas e a presença do cantor Caetano Veloso como atração principal.
Durante o festival TIM Music Noites Cariocas, a Bateria do Instituto TIM foi uma das atrações, abrindo o show de Gilberto Gil. O projeto, que reúne 50 crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, promove a inclusão social por meio da música.
TIM incorpora Cozani e atende mais de 60 milhões de clientes
No dia 30 de abril, a TIM concluiu a integração com a Oi Móvel após a incorporação da Cozani, que reuniu os ativos da antiga concorrente. Com a anuência da Anatel, a empresa passou a atender uma base total de 61,7 milhões de clientes no país.
A meta da companhia, segundo comunicado enviado para divulgar os resultados deste ano, é transformar-se em um hub confiável de lazer para os usuários, agregando sempre mais benefícios.
Ações de entretenimento
No primeiro trimestre, a empresa se uniu à Walt Disney Company Brasil para incluir os serviços de streaming Disney+ e Star+ nos pacotes pós-pagos TIM Black e TIM Black Família. Além disso, a TIM e a Amazon ampliaram a oferta do Amazon Prime para clientes do plano TIM Controle, oferecendo bônus de 2GB por mês para utilizar com o Prime Vídeo. O pacote já era oferecido aos planos pré-pagos e TIM Black 20GB.
Com essas parcerias, a TIM busca aumentar sua receita e oferecer mais benefícios aos seus mais de 60 milhões de clientes em todo o país.
Mundo corporativo
TIM amplia cobertura 4G e conecta mais de 14 milhões de hectares em 500 municípios de 13 estados do país. O projeto 4G TIM no Campo, dobrou sua cobertura em relação ao ano passado, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas e mais de 90 mil propriedades rurais.
O Maranhão é o novo estado a receber o projeto, em parceria com a BrasilAgro, que levará conectividade à Fazenda Água Santa e ao Grupo Progresso, totalizando 36 mil hectares de cobertura para produção de milho e soja. Além disso, a operadora fecha acordo com a KPMG para levar consultoria e conectividade ao campo.
Na área de serviços públicos, a TIM renova parceria com a Engie e expande seu projeto de cidade inteligente para Curitiba. A iniciativa inclui a instalação de cerca de 45 mil pontos de gestão de luminárias inteligentes pela cidade, com equipamentos mais eficientes e de menor impacto ambiental, resultando em uma redução de 33% no consumo de energia na cidade.
A TIM também está no setor de transportes, conectando rodovias com o melhor 4G do país. Em 2023, a operadora anunciou mais de 1.000km de cobertura em contratos A companhia diz que consegue levar conexão para mais de um milhão de pessoas e atende motoristas e concessionárias. Em parceria com a EcoRodovias, a empresa cobre 850km entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, enquanto com o Grupo Way Brasil, leva 4G a outros 600 km de rodovias no Mato Grosso do Sul.
Universo ESG
A TIM está buscando espaço na agenda ESG do setor de telecomunicações. A empresa recebeu novos reconhecimentos no primeiro trimestre deste ano, incluindo sua seleção pelo segundo ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Sustainability Yearbook 2023 da S&P Global ESG, a organização por trás do Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Além disso, a TIM apareceu em primeiro lugar entre as empresas da América Latina no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg 2023 (GEI).
Uma das ações mais importantes da empresa é a evolução do projeto de Geração Distribuída, que promove o abastecimento de energia renovável para a rede da TIM. No primeiro trimestre de 2023, a empresa incorporou 15 novas usinas de energia renovável, totalizando 64 unidades que agora produzem 47% do consumo total de energia da empresa.
A TIM também publicou, pela primeira vez, relatórios ESG de suas operações no Brasil e na Itália em 30 de março. Esses relatórios são divulgados anualmente desde 2004 e contribuem para a transparência corporativa e a prestação de contas da empresa. Confira mais detalhes sobre os resultados financeiros da TIM neste ano clicando aqui.