De acordo com uma pesquisa publicada pela Comscore, uma empresa de análise da internet, entre o período de fevereiro de 2022 até fevereiro deste ano, a Netflix foi a plataforma mais assistidas no Brasil entre os streamings, considerando os acesso via desktop e mobile, onde registrou uma média de 50 milhões de visitantes únicos por mês.
Entretanto, vale ressaltar que o estudo não reflete uma possível queda no número de assinantes da Netflix após o anúncio da cobrança adicional por compartilhamento de senhas. Além disso, os dados referentes ao número de usuários levam em conta os acessos pelos aplicativos e outras plataformas, incluindo computadores e smart TVs.
Em seguida, o Globoplay é o streaming mais assistido pelos brasileiros, com 18,1 milhões de usuários únicos por mês. Em terceiro lugar vem o Amazon Prime, totalizando 14,6 milhões de visitantes.
De acordo com a pesquisa, os usuários da Netflix consomem em média 304,6 (uma média de 10,3 minutos por dia — ou 76,1 minutos por fim de semana) minutos por mês. Pode parecer que seja um período de tempo baixo, mas considerando as diversas opções de streamings que estão disponíveis no mercado, assim como a quantidade de conteúdos na internet e as atividades do dia a dia, é uma média bem realista.
O estudo também aponta que a plataforma vermelhinha é líder em interações nas principais redes sociais com 85 milhões de interações e mais de mil conteúdos postados com 82 mil ações por post em 2023.
Streaming de música
No segmento musical, o Spotify é líder absoluto com 38,6 milhões de usuários únicos por mês, conforme a Comscore. Cada usuário consome em média 13h26 minutos de áudio (música ou podcast) por mês na plataforma. Em segundo lugar vem o site Letras, com 12,8 milhões de usuários únicos por mês, o portal fornece playlists e acesso às músicas através do YouTube.