Durante sua participação no Febraban Tech, que aconteceu nesta quinta-feira (29), a superintendente-executiva de tecnologia, Gloria Nakajima, informou que o banco Bradesco tem 150 agências que possuem conectividade 5G FWA (Fixed Wireless Access).
A executiva também afirmou que o 5G via FWA não é modalidade de conectividade presente nas agências, há também o uso internet via satélite de baixa órbita (LEO), com o objetivo de ficar “mais perto dos clientes”. Entretanto, Nakajima não esclareceu quais regiões são atendidas e qual empresa fornece o serviço.
Lembrando que atualmente, o Brasil conta com várias opções de companhias que oferecem o serviço de internet via satélites. Essa opções podem ser conferidas na matéria que publicamos semana passada.
O assunto de conectividade nas agências foi debatido pela executiva que falou sobre as aplicações que deseja explorar com a conectividade 5G. Nakajima falou que o plano é avançar com soluções de seguro automotivo pay per use. Ou seja, o usuário paga a franquia com base em seu uso (como quilômetro rodado ou qualidade no volante).
Nesse caso, a superintendente da seguradora falou da importância do 5G para avançar nessa vertical de seguros, que por oferecer conectividade de baixa latência e alta velocidade de acesso, pode garantir a melhor aferição dos dados no pay per use.
Ao mesmo tempo, segundo a executiva, o Bradesco passa a focar as agências mais na atração de novos negócios e na consultoria para os correntistas do Bradesco, do que em operações financeiras que passam a ganhar mais espaço no digital. Atualmente, o banco tem 90% de suas operações realizadas em canais digitais.
Vale lembrar que a instituição financeira iniciou a conectividade 5G nas unidades bancárias ao firmar parceria com a Claro Embratel, além de NTT Data, Magna e IBM. O objetivo era criar, desenvolver e testar casos de uso voltados ao 5G, assim como cocriar soluções em agilidade por busca de imóveis e segurança nas agências.
Além disso, atualizar suas redes para as novas tecnologias tem sido um movimento das agências bancárias no Brasil. Assim como o Bradesco, o Banco do Brasil e o Unibanco Itaú também estão investindo na conectividade em suas unidades.