A Apple anunciou uma novidade para os usuários de dispositivos Android. Nesta semana, a empresa norte-americana anunciou a nova extensão do Apple Music focada em música clássica para o Google Play Store, loja de apps do Android: o Apple Music Classical.
Entretanto, a versão disponibilizada precisa de assinatura paga. Para ter acesso à forma gratuita da plataforma de música, é necessário ser assinante do Apple Music ou Apple One associada.
A ideia da Apple ao disponibilizar o Apple Music Classical para usuários Android é distribuir o serviço para todas as lojas de aplicativos de smartphones. Lembrando que a plataforma de música ainda está disponível para aparelhos da própria marca, como iPads e Macs.
Na nova versão, estão disponíveis somente conteúdos clássicos, como orquestras, maestros, músicos e outras vertentes do gênero. Quando foi lançada, incluia mais cinco milhões de faixas e milhares de álbuns exclusivos, mas, assim como os demais aplicativos de música, estará em expansão com os novos lançamentos e remasterizados.
O aplicativo oferece a tecnologia Loseless Audio da própria Apple; ela serve como suporte sonoro para evitar perdas de áudio durante a transmissão – com 24 bits e 192 kHz em toda a plataforma, além de disponibilizar milhares de gravações compatíveis com áudio espacial.
Sobre o Apple Music Classical
O novo aplicativo é uma versão atualizada do streaming Primephonic, comprado pela Apple em 2021. Na época, a empresa norte-americana prometeu manter a essência do serviço, mas com o toque de midas da criadora do iPhone e seu público cativo.
Com mais de 5 milhões de faixas de música clássica em alta qualidade, o streaming chegou ao mercado em março de 2023 e já conta com mais de 700 playlists criadas pela Apple, suficiente para ouvir mais de 800 anos de música.
Além das imagens de alta resolução, o Apple Music Classical ainda possui informações sobre cada artista, como uma biografia de compositores e explicações sobre as obras. Há também milhares de álbuns exclusivos e filtros de busca para compositor, obra, maestro ou catálogos.