Embora não seja sua principal atividade no setor de telecomunicações, o serviço de banda larga fixa da Claro ultrapassou a marca de 1 milhão de clientes atendidos com fibra óptica no mês de maio. O número parte da estratégia da operadora em investir na tecnologia no país.
A América Móvil, controladora da Claro, projeta terminar 2023 com cerca de 11,1 milhões de casas passadas (HPs) e focar os investimentos no Fiber To The Home (FTTH).
Nos cinco primeiros meses do ano, a operadora informou que adicionou 139 mil novos clientes em fibra, sendo que 31 mil foram registrados em maio. Nas informações mais recentes, a Claro diz atingir 1,024 milhão de acessos ópticos, o que representa um crescimento de 44% no último ano. No comparativo, em 2022, a base óptica cresce 42%.
Além de disponibilizar o serviço em novas cidades, a Claro tem realizado a sobreposição do FTTH com as tradicionais redes HFC (cabo) da empresa, embora a tecnologia a cabo ainda atenda 88% dos 9,8 milhões de clientes da operadora, enquanto que a fibra óptica corresponde a 10% da base.
Ainda há muita atualização pela frente quando comparada aos principais players concorrentes da Claro, que já tem mais de 80% do parque em fibra óptica, além dos provedores regionais que estão chegando perto dos 100%. De forma geral, o Brasil tem mais de 32 milhões de contratos com fibra, o correspondente a cerca de 71% dos acessos brasileiros.
Operadoras
Quando se fala de todas as tecnologias, em maio, a Claro apresentou saldo positivo de 16 mil acessos (para 9,8 milhões), seguida da Vivo com 12 mil adições (para 6,520 milhões , que é líder em FTTH no Brasil, com mais de 5,7 milhões de assinantes. Considerando somente a fibra, a operadora adicionou 51 mil acessos em maio.
Já a Oi, manteve instabilidade na sua base em 5 milhões de assinantes em todas as tecnologias, sendo que 4,1 milhões são em fibra óptica. Conforme dados da anatel, mais de 200 mil acessos da empresa foram reclassificados de fibra para cobre em maio.
Entre os provedores regionais, a Vero adicionou 43 mil clientes, enquanto a Alloha Fibra (que reúne marcas como Mob, Sumicity e VIP Telecom) teve 17 mil adições. A Brisanet, que se destaca pelo crescimento orgânico na banda larga, somou 13 mil novos clientes, marca parecida com o saldo da TIM em maio (12 mil).