No dia 31 de maio, durante o Congresso Latino-americano de Transformação Digital (CLDT) e o evento Mobile 360 Latin America, que estão ocorrendo na Cidade do México, México, o conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Alexandre Freire, se reuniu com o ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações (MinTIC) da Colômbia, Maurício Lizcano.
O objetivo dessa reunião bilateral foi discutir questões relacionadas à conectividade nos dois países sul-americanos. O ponto central da discussão foi a preparação em andamento na Colômbia para a realização do leilão das faixas de frequências necessárias para a implantação da tecnologia 5G. Inspirada pelo sucesso do modelo adotado pelo Brasil nesse processo, a Colômbia busca obter um maior conhecimento sobre a estruturação do edital, incluindo aspectos de precificação e estratégia.
No contexto da cooperação entre países sul-americanos, o diálogo progrediu no sentido de prever futuros encontros entre gestores e técnicos, visando aprofundar a colaboração e compartilhar melhores práticas nessa área.
O conselheiro Alexandre Freire expressa sua opinião sobre a importância dos momentos estratégicos na definição do futuro dos países, usando como exemplo as licitações das faixas para o 5G. Ele afirma que esses momentos devem ser vistos como oportunidades para buscar soluções conjuntas, fortalecer a cooperação entre os países da América do Sul e obter resultados mais eficientes para toda a região.
“Momentos estratégicos para a definição do futuro dos países, como vêm se mostrando as licitações das faixas para o 5G, devem ser encarados como oportunidades de busca de soluções conjuntas, com fortalecimento hemisférico e resultados mais eficientes para toda a América do Sul”.
Além disso, o conselheiro destaca a postura constante do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em favor do aprofundamento dos laços com os países latino-americanos por meio de ações concretas. Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está disponível para dar continuidade ao diálogo e à cooperação com os demais países.