Denominado como golpe do número telefônico com prefixo 0800, esse tipo de fraude apresenta variações anuais, mas com uma finalidade constante: obter dados confidenciais das potenciais vítimas ou realizar transferências fraudulentas por meio do Pix.
A nova tendência de tentativas de roubo por meio de mensagens de texto segue o seguinte padrão: os criminosos enviam SMS para os alvos, normalmente de números mais curtos, como 25500, contendo informações sobre supostas compras, transações, cobranças de dívidas ou atualizações de segurança da conta.
Ao final da mensagem, os golpistas solicitam que a pessoa ligue para um número iniciado com o prefixo 0800 ou clique em um link suspeito, que os direcionará para uma chamada telefônica.
Durante a ligação, os criminosos buscam obter dados pessoais ou até mesmo um código de autenticação para realizar transações financeiras fraudulentas. Esse tipo de ação é conhecido como engenharia social, uma técnica utilizada por cibercriminosos para obter informações confidenciais ao explorar a vulnerabilidade das próprias vítimas.
O que diz o especialista sobre o golpe do 0800
Segundo Delmar Araújo Bittencourt, coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil (Ciberlab) da Bahia, como em outros golpes, os criminosos desse tipo de abordagem buscam trabalhar com impacto emocional em suas vítimas.
“Todas as informações eles conseguem a partir da enganação da vítima. Eles enganam a vítima, conseguem retirar informações utilizando a falsa informação de que se trata de uma interação com o banco.”
Os criminosos conseguem utilizar o prefixo 0800 através de uma tática chamada de “maquiagem”. Nessa tática, o verdadeiro número de telefone é ocultado por meio de um link.
Um levantamento feito pela plataforma tellows, que mantém um cadastro de diversos números telefônicos do Brasil, identificou os principais contatos relatados como tentativas de golpe envolvendo o prefixo 0800.
Os números 08000500230, 08001110021 e 08001110021 foram apontados como os mais frequentemente denunciados nos últimos 30 dias. As mensagens relacionadas a esses números estão relacionadas a assuntos como penhora de bens, Bradesco e cobranças, respectivamente.
Como o consumidor pode se esquivar dessa situação
Para se proteger, faça o seguinte:
- Nunca passar informações confidenciais por telefone.
- O banco não liga pedindo senha.
- Desconfiar de mensagens solicitando digitar o PIN de SMS recebido.
- Buscar o número do banco no verso do próprio cartão, não em mensagens de Whatsapp ou SMS.
- Golpistas realizam transações para diversas contas.
- Contas de destino final das quantias podem ser identificadas pela autoridade policial.
- Bancos podem comunicar ao proprietário da conta que um valor recebido é uma fraude e deve ser devolvido.
- Registrar a ocorrência por meio da delegacia virtual ou unidade policial mais próxima.
- Manter o banco ciente do ocorrido.
- A polícia oficializa os bancos e inicia a busca pelo dinheiro e pelos infratores