Nesta segunda-feira (19), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), as portarias onde o Ministério das Comunicações (MCom) concede autorização para sete entidades executarem o serviço de retransmissão de televisão (RTV), em caráter primário e com tecnologia digital.
Moradores de 16 municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraíba e Alagoas serão beneficiados com as novas outorgas e programações.
Para Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, as novas autorizações irão garantir mais canais em tecnologia digital para a população.
“As pessoas terão acesso à conteúdo de TV aberta e gratuita com maior qualidade de imagem e sem interferências no sinal”.
Dentre as outorgadas concedidas, o estado de Minas Gerais recebeu o maior número, com sete autorizações que deverão beneficiar os municípios de Varginha, Conceição da Barra de Minas, Serranópolis de Minas, Cataguases, Leopoldina, Mar de Espanha e Santos Dumont. Em Santa Catarina, as cidades que terão mais um canal digital são Abdon Batista, Bom Jardim da Serra, Campos Novos e Monte Carlo.
No Rio de Janeiro, as autorizações de RTV irão beneficiar o município de Cantagalo e região, sendo Santa Rita da Floresta, Euclidelândia e São Sebastião do Paraíba. As portarias também beneficiam as cidades de Matias Olímpio (PI), Faxinal do Soturno (RS), Monteiro (PB) e Arapiraca (AL).
Confira as autorizações e canais:
- Matias Olímpio (PI): 28
- Abdon Batista(SC): 23
- Bom Jardim da Serra (SC): 23
- Campos Novos (SC): 40
- Monte Carlo (SC): 46
- Faxinal do Soturno (RS): 25
- Varginha (MG): 17
- Conceição da Barra de Minas (MG): 17
- Serranópolis de Minas (MG):17
- Cataguases (MG): 20
- Leopoldina (MG): 36
- Mar de Espanha (MG): 21
- Santos Dumont (MG): 20
- Cantagalo (RJ): 35
- Cantagalo (Santa Rita da Floresta-RJ): 35
- Cantagalo (Euclidelândia-RJ): 35
- Cantagalo (São Sebastião do Paraíba-RJ): 35
- Monteiro (PB): 18
- Arapiraca (AL): 7