Desde que Elon Musk comprou o Twitter que a rede social não tem apresentado um bom desempenho, tendo muitos anunciantes evadindo da plataforma. Entre muitas mudanças, a mais recente do bilionário é que ele anunciou que começará a pagar os criadores de conteúdo (verificados) que tiverem anúncios exibidos nas respostas abaixo de suas publicações.
A notícia foi dada pelo próprio Musk em uma publicação no Twitter. A ideia é aumentar a receita da plataforma por publicidade, uma vez que teve uma diminuição drástica logo após a sua compra.
Na postagem ele diz que o criador “deverá ser verificado” e “apenas anúncios exibidos para usuários verificados” serão remunerados. Inicialmente, a rede social destinará cerca de US$ 5 milhões para a campanha, mas ainda não há uma especificação do tipo de publicação que será elegível para receber os pagamentos por publicidade.
De acordo com uma apresentação interna do New York Times, o faturamento da receita de publicidade do Twitter nos Estados Unidos teve uma queda de 59% em relação ao ano anterior. A plataforma faturou US$ 88 milhões entre abril e maio deste ano. Além disso, ainda prevê uma queda de 56% no mês de junho em comparação ao ano passado, de acordo com os documentos apresentados.
Vale ressaltar que a publicidade é fundamental para o sustento do Twitter, uma vez que os anúncios representam cerca de 90% da receita da empresa. Segundo um levantamento da Pathmatics de fevereiro, após a compra da rede social por Elon Musk, a plataforma sofreu uma perda de 625 dos 1.000 de seus principais anunciantes, entre eles: Coca-Cola, Jeep, Wells Fargo e Merck.
Entretanto, em abril, o bilionário falou em entrevista a BBC, que a empresa chegou a um “ponto de equilíbrio” com expectativa de fluxo de caixa positivo para os próximos meses. Ainda afirmou que “quase todos” os anunciantes voltaram a comprar anúncios na rede social – sem apresentar nenhuma comprovação.