Em ação realizada nesta terça-feira (27), agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Rio de Janeiro e policiais militares do estado apreenderam cerca de 100 toneladas de cabos de telecom na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense.
O material foi encontrado dentro de uma residência em ação que contou com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio, que na última semana, também com uma equipe da DRF realizou diligências na região da apreensão e localizou um ferro-velho clandestino, onde foram apreendidos cerca de 20 toneladas de fios e cobre.
Além disso, ainda foram encontrados no estabelecimento material furtado de uma concessionária de energia, além de uma ligação clandestina de água. Todo material apreendido foi para a Cidade da Polícia e ainda está sendo periciado. Depois será enviado para o depósito da empresa de telefonia dona dos fios e cobre.
No ferro-velho, que não tem alvará de funcionamento, também foram encontrados pelos agentes 26 galos e sete cachorros que sofriam maus-tratos. Com isso, foi preciso acionar a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para fazer o resgate.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, comemora o sucesso da ação, que é fundamental para “combater furto e receptação de cabos e de fios na cidade, o que tanto prejudica a população”.
“Nós conseguimos apreender diversos fios identificados, inclusive, por empresas concessionárias de prestação de serviços de telefonia, além disso, nós resgatamos animais em péssimas condições e sofrendo maus-tratos. Nós vamos continuar trabalhando, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado, como é o caso de Manguinhos”, enfatiza.
Além de fomentar o crime organizado, o roubo e furto de cabos de telecom é um problema muito grave no setor, uma vez que além de causar expressivos prejuízos aos prestadores de serviços, ainda afeta a prestação do serviço para os consumidores.
De acordo com a Conexis, em 2022, 4,72 mil quilômetros de cabos foram furtados ou roubados em todo o país, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Essas ações criminosas deixaram 7 milhões de clientes sem serviços de telecomunicações, inclusive para acionar serviços de emergência.