De acordo com um relatório da Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, que avalia o valor das marcas com base em seus desempenho financeiro e brand equity, Apple e Google são as marcas mais valiosas do mundo. A fabricante do iPhone manteve sua posição pelo segundo ano seguido, após ter sido ultrapassada pela Amazon em 2020 e 2021.
A Apple representa um valor de mercado de US$ 880 bilhões, enquanto que o Google vale US$ 577 bilhões. Na sequência está a Microsoft, com valor de mercado de US$ 501 bilhões e a Amazon, com US$ 468 bilhões. O McDonald’s (US$ 191 bilhões) completa o top 5 das empresas mais valiosas do mundo.
Para chegar às classificações, a companhia cruza os dados de desempenho das empresas com pesquisas sobre o valor de marca. Vale destacar que no ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo, 8 posições são dominadas por companhias norte-americanas. Aparecem apenas 1 francesa e 1 chinesa.
Confira o top 10:
- Apple – US$ 880 bilhões
- Google – US$ 577 bilhões
- Microsoft – US$ 501 bilhões
- Amazon -US$ 468 bilhões
- McDonald’s – US$ 191 bilhões
- Visa – US$ 169 bilhões
- Tencent – US$ 141 bilhões
- Louis Vuitton – US$ 124 bilhões
- Mastercard – US$ 110 bilhões
- Coca-cola – US$ 106 bilhões
Na imagem abaixo é possível ver a diferença de valor de mercado das empresas entre o ano de 2022 e este ano.
Ações da Apple
Na segunda-feira (12), a empresa registrou o maior valor da sua história em suas ações, sendo negociado a US$ 183,79 cada uma ação, o equivalente a cerca de R$ 900. O recorde das ações e o aumento do valor de mercado refletem a força da Apple no mercado global de tecnologia e sua capacidade contínua de inovar e crescer.