Embora ainda não esteja totalmente disseminada pelos municípios brasileiros, o 5G já está presente em todas as capitais, sendo que o Brasil terminou o mês de abril deste ano com 8,9 milhões de celulares compatíveis com a nova rede, conforme dados da consultoria Teleco. Desse total, 2,7 milhões estão concentrados nas capitais e no Distrito Federal.
Entre as operadoras (TIM, Vivo e Claro), em relação a participação no mercado, a Claro e a Vivo mantêm uma rivalidade acirrada, com 38,6% e 37,9% de market share, respectivamente, embora a Claro marque presença em mais capitais. Enquanto há uma liderança da Claro, estando presente em 12 capitais, seguida da Vivo em 9 e da TIM em apenas 5, a Vivo lidera em número de celulares 5G no conjunto das capitais (1,3 milhões), seguida pela Claro (1 milhão) e pela TIM (346 mil).
A Claro terminou o mês de abril com 3.428 mil celulares compatíveis com o 5G, enquanto que a Vivo contabilizou 3.370 mil. A TIM vem mais atrás com 2.084 mil aparelhos 5G. Entretanto, a Vivo liderou o crescimento dos celulares 5G nos 4 primeiros meses do ano com adições líquidas de 1,4 milhão, mais que a Claro (1 milhão).
A Claro domina o mercado nas capitais de Belém, Palmas, Teresina, Salvador, Recife, Maceió, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro, Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá. A Vivo lidera em São Luís, Manaus, Boa Vista, Aracaju, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. TIM lidera em Macapá, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Curitiba.
Em relação às outras tecnologias, embora o 4G seja o mais popular sendo utilizado por 197,37 milhões de pessoas e será até que a quinta geração esteja totalmente disseminada pelo país, o 5G cresceu 8,43%, adicionando 690,22 mil usuários. No total, o país tinha em abril 251,1 milhões de chips de celular em uso, uma ligeira queda em relação aos 251,2 milhões de março em função da desativação de chips pré-pagos inativos.