Em conferência sobre os resultados financeiros do segundo trimestre realizada nesta quarta-feira (12), a controladora da Claro, a América Móvil falou positivamente sobre mercado provedores de serviços de internet (ISPs) no Brasil, citando a fusão entre a Americanet e a Vero Internet.
Para a empresa, é positiva a consolidação do mercado dos ISPs no país. O CEO da América Móvil, Daniel Hajj Aboumrad, disse que “Para nós, é bom que o mercado se consolide, há muitos players no Brasil. Vero e Americanet estão se fundindo, é bom, essas companhias precisam se consolidar. É bom para o mercado”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre uma possível aquisição no mercado, o executivo afirmou que não há planos para qualquer aquisição e que busca incrementar os investimentos em fibra óptica. “Vemos oportunidades de crescimento do capex na América Latina. Vamos investir mais em fibra. Estamos abertos a oportunidades de M&A [fusão e aquisição, na sigla em inglês], mas não estamos olhando nada agora”, sinalizou Aboumrad.
Ele ainda ressalta que a companhia está “crescendo bem em rede” e “começando a crescer de novo em banda larga fixa” no país – no segundo trimestre, a receita líquida do serviço no Brasil avançou 8%. Aboumrad também fala que a Claro Brasil está buscando “clientes rentáveis” no segmento corporativo, com o objetivo de ganhar maior participação no mercado.
Balanço financeiro
A América Móvil reportou meses segundo trimestre de 2023 um lucro líquido de 25,87 bilhões de pesos mexicanos (aproximadamente R$ 7,40 bilhões), crescimento de 89,1% em comparação ao período de 2022, que teve lucro de 13,68 bilhões de pesos mexicanos (R$ 3,91 bilhões).
Já a receita líquida totalizou 203 bilhões de pesos mexicanos (R$ 58 bilhões), um recuo de 4,6%, enquanto que o faturamento dos serviços diminuiu 4,2%, totalizando 169,2 bilhões de pesos mexicanos (R$ 48,4 bilhões).
Considerando todas as operações, a empresa ganhou 2,2 milhões de usuários móveis no segundo trimestre, com destaque para as 827 mil novas assinaturas da Claro Brasil (37,6% do total). Já no fixo, as adições de 45 mil clientes no Brasil ficaram atrás apenas de México (140 mil) e Argentina (78 mil).
Também foram divulgados números financeiros da Claro Brasil, que apresentou queda no serviço de TV por assinatura no país. A baixa no segundo trimestre foi de 5,1%, perda inferior ao do mesmo período de 2022 (-11,2%).