21/11/2024

Anatel inicia pesquisa que avalia satisfação e qualidade dos serviços de telecom

Segundo a agência, serão ouvidos consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia celular, banda larga fixa e TV por assinatura.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o início da nova edição anual da pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, que acontecerá entre os meses de julho e novembro. Serão ouvidos consumidores dos serviços de telecom, como telefonia fixa, telefonia celular, banda larga fixa e TV por assinatura.

Entretanto, a pesquisa é focada nas prestações de serviços das seguintes empresas: Algar Telecom, BR Super, Brisanet, Claro, Gigabyte, Ligga, Oi, Proxxima, SKY, TIM, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. Serão entrevistados 72 mil consumidores via telefone que são clientes dessas companhias. As perguntas são relacionadas a satisfação e a qualidade percebida pelo consumidor, incluindo também algumas perguntas para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico.

A pesquisa irá avaliar a satisfação geral dos clientes com a prestação dos serviços, bem como a qualidade do atendimento da prestadora, das informações a respeito do serviço contratado, do funcionamento e da cobrança ou recarga.

Os resultados serão divulgados no primeiro trimestre de 2024. A Anatel explica que o objetivo principal da pesquisa é “prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, saber a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora, serviço e unidade da federação e contribuir para nortear o trabalho da Anatel, contribuindo dentre outras para as atividades de fiscalização regulatória e execução das metas estratégicas da Agência”.

Além disso, a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações compõe o Selo de Qualidade da Anatel, que é atribuído anualmente para as prestadoras, de acordo com o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), aprovado por meio da Resolução nº 717/2019.

Importante ressaltar que durante a pesquisa realizada pela Anatel, não há qualquer pergunta relacionada a dados pessoais dos consumidores, como número de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas. Dessa forma, vale ficar atento para possível golpes, onde criminosos se passam por agentes de órgãos governamentais para roubar dados.

Em maio, a Anatel divulgou a pesquisa Satisfação e Qualidade Percebida de 2022, com destaque o serviço móvel pré-pago como serviço mais bem avaliado. Para acessar os resultados das edições anteriores da Pesquisa, que é disciplinada pelo Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 654, de 13 de julho de 2015, clique aqui.

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