Se você tem alguma conta inativa no serviço de e-mail do Google (Gmail) ou YouTube, fique ligado que a bigtch ja marcou uma data para realizar a exclusão dessas contas. Ou seja, a partir de 1ª de dezembro de 2023, a empresa começará a deletar aquelas que não tiverem nenhum tipo de atividade há dois ou mais anos.
Desde maio que o Google está notificando os usuários sobre a nova política. De acordo com o buscador, as atividade que incluem como uso ativo da conta são:
- Ler ou enviar um e-mail
- Usar o Google Drive
- Assistir um vídeo do YouTube
- Compartilhar uma foto
- Fazer o download de um app
- Usar a Pesquisa Google
- Usar o recurso “Fazer login com o Google” em um app ou serviço de terceiros
Ou seja, para que o usuário mantenha sua conta ativa e não tenha todos os seus dados apagados, é necessário movimentá-la, conforme as atividades citadas acima. Entretanto, o Google traz algumas exceções, mesmo que a conta esteja com dois anos ou mais sem uso. São elas:
- Foi usada para comprar um produto, aplicativo, serviço ou assinatura do Google que esteja ativa ou seja recorrente;
- Tiverem um vale-presente com saldo monetário;
- Estão relacionadas a um aplicativo ou jogo publicado com assinaturas ou transações financeiras ativas associadas a ele. Pode ser uma Conta do Google que tenha um app na Play Store;
- Google que tenha um app na Play Store, por exemplo;
- Gerencie uma conta ativa de criança ou adolescente pelo Family Link;
- Foi usada para comprar um item digital, como um livro ou filme.
Vale ressaltar que a nova política será aplicada a contas pessoais, não afetando assim organizações, como empresas e empresas. O Google defendeu que a medida tem como objetivo “ampliar a segurança na internet”, já que contas abandonadas são vulneráveis e “podem ser usadas por agentes mal-intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam”.
Como recuperar conta Gmail esquecidas
O Gmail foi lançado pelo Google em 2004, e hoje é o principal serviço de e-mails da internet. Contas que foram criadas há muito tempo, podem conter informações e documentos importantes, que podem ser deletadas no final do ano. Veja como retomar essas contas:
Acesse a página de recuperação de contas do Google e insira o número de celular ou email de recuperação. Digite seu nome, e em seguida receberá um código de verificação no celular ou e-mail de recuperação. Ao completar estes passos, uma lista de contas do Google registrada com o número do celular ou email será disponibilizada.