Embora o 5G prometa mais velocidade e qualidade na internet móvel, ele ainda não se tornou o queridinho dos consumidores quando se trata de escolher um novo smartphone. Acontece que apenas 4% dos brasileiros consideram a nova rede como principal funcionalidade na hora de comprar um novo dispositivo, de acordo com a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, produzida por Mobile Time e Opinion Box.
Em uma lista de seis características que os consumidores consideram para comprar um smartphone, o 5G aparece na quinta posição. À frente da última geração de internet móvel estão: capacidade de processamento (33%), memória (30%), duração de bateria (14%) e qualidade da câmera (14%).
Considerando a faixa etária e as principais funcionalidades procuradas nos aparelhos, a pesquisa aponta que a qualidade da câmera é mais valorizada pelos jovens de 16 a 29 anos (20%) que pelos grupos de 30 a 49 anos (14%) e de 50 anos ou mais (7%). Na busca por memória, o resultado é invertido, os mais velhos (35%) se importam com essas características, em comparação com aqueles de 30 a 49 anos (32%) e os jovens de 16 a 29 anos (24%).
Há uma diferença também por género. Para os homens, segundo a pesquisa, a capacidade de processamento (42%) é mais importante que a memória (23%), sendo que a qualidade de câmera (11%) não é tão importante quanto a duração de bateria (15%). Já entre as mulheres, a memória é mais relevante (38%) que a capacidade de processamento (25%), e a qualidade da câmera (17%) e da duração da bateria (14%).
A comparação por sistema operacional, segundo o relatório, os usuários de Android
têm mais interesse em memória (33%) que aqueles de iOS (23%). Em relação a câmera, os donos de iPhone (22%) se importam mais com a qualidade do que os de Android (11%). Não há divergência significativa por sistema operacional nas outras características.
Interesse de compra
Quando se trata da intenção de compra, mais da metade (53%) dos brasileiros pretendem adquirir um novo smartphone nos próximos 12 meses. Com uma intenção maior entre os homens (57%) que entre as mulheres (50%).
A pesquisa aponta um dado curioso, que é as classes sociais D (54%) e E (54%) serem as mais interessadas em adquirir novos dispositivos dentro de um ano. A classe C (53%) e as classes A e B (49%).
Para a pesquisa, foram entrevistados 2.085 brasileiros entre 7 e 26 de junho de 2023, considerando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.