Nesta quarta-feira (19), a Samsung anunciou o lançamento do serviço Cadeado Galaxy no Brasil para casos de roubo de celular. O recurso permite que os donos de smartphones da marca possam bloquear rapidamente, e de forma remota, o smartphone roubado, impedindo o acesso de terceiros a aplicativos e dados pessoais.
Esta camada a mais de segurança é um complemento do que já existe na One UI e no Android de modo geral. Eduardo Santos, diretor de vendas corporativas, explica que o Cadeado Galaxy conta com uma estrutura especial que funciona de forma veloz.
A solução faz parte do ecossistema de proteção Samsung Knox, plataforma de segurança da empresa com certificação de agências governamentais, e realiza o bloqueio através do IMEI do principal aparelho.
O recurso permite bloquear um smartphone remotamente através de uma ligação telefônica (atendimento ao cliente) ou acessando o site por meio de qualquer dispositivo’ Para solicitar o bloqueio, será necessário informar CPF ou CNPJ cadastrado e a senha definida no registro do serviço.
De acordo com a Samsung, é preciso que o usuário faça inscrição previamente no programa, além de que é essencial que o smartphone roubado tenha acesso à internet, seja Wi-Fi ou rede móvel. Por exemplo, se o dispositivo roubado estiver sem conectividade, ele só será bloqueado quando for conectado a alguma rede.
Disponibilidade e valor do serviço
Para ter o Cadeado Galaxy, o smartphone precisa ter o Android 10 ou superior, usar o software original da Samsung, ter sido fabricado no Brasil e não estar vinculado a alguma gestão empresarial.
Durante dois anos, o recurso é gratuito para o seguinte modelos: Galaxy S23 5G, Galaxy S22 5G, Galaxy S21 FE 5G, Galaxy Z Fold4 5G, Galaxy Z Fold3 5G, Galaxy Z Flip4 5G e Galaxy Z Flip3 5G. Os demais que quiserem contratar a proteção extra, custa R$ 39,90 por um ano ou R$ 59,90 por dois anos de cobertura.