Nesta segunda-feira (10), a Vivo, Qualcomm e Audacetech anunciaram parceria para demonstrar soluções tecnológicas baseadas em conectividade 5G e realidade estendida (XR) no Stock Car. A ideia é ampliar a experiência do público e oferecer mais ferramentas para as equipes que competem na principal categoria do automobilismo nacional.
A Audacetech é a divisão tecnológica do Veloci Group, que controla a Vicar, empresa promotora de eventos de automobilismo esportivo pertencente à Veloci Investimentos, que é controlada pelo Fundo United Partners e empresa proprietária da Stock Car.
Entre as ações que estão planeadas para acontecer está o evento Snapdragon Copilot, que possibilita a transmissão em 5G, proporcionando uma visão 360 graus de dentro do carro para os espectadores, como se estivessem virtualmente sentados ao lado do piloto.
De acordo com a Audacetech, a tecnologia será uma das principais novidades do novo carro da Stock Car, que deverá ser lançado em 2024. O projeto, que teve a colaboração das empresas Panorama Antennas e Beenoculus, já foi testado no último domingo, (09), em São Paulo, onde ocorreu uma das etapas da Stock Car em Interlagos, onde os convidados puderam conferir a transmissão imersiva com óculos de realidade aumentada, baseados na plataforma Snapdragon XR2.
Com soluções da Qualcomm, os convidados conferiram a transmissão que é realizada utilizando uma câmera de vídeo de alta resolução 360 graus estabilizada. Para que isso fosse possível um roteador 5G veicular foi instalado no carro, cujo equipamento foi especialmente desenvolvido para suportar as altas temperaturas de dentro do veículo, e que utiliza a energia da bateria do carro como fonte de alimentação.
O roteador 5G veicular em especial tem um entrada para conectar uma antena externa do tipo “tubarão” 4×4 MiMo 5G fornecida pela Panorama Antennas. Esse tipo de antena se apoia na parte superior do carro, no teto, sendo que esse nome é devido a sua aparência parecida com a de uma barbatana de tubarão. Por causa do equipamento, houve melhoria na captação do sinal 5G em toda a pista de Interlagos, com os carros em alta velocidade.
De forma geral, com o sucesso do projeto, no futuro, os espectadores poderão acompanhar a corrida a partir de qualquer lugar através de smartphones e PCs, por meio do recurso 360 graus.
Patrocínio Vivo
Vale lembrar que a Vivo é patrocinadora da Stock Car nesta temporada de 2023. Na época do anúncio, por meio de março deste ano, Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, disse que
“A velocidade e tecnologia da conexão 5G com a Stock Car traz uma combinação única e concretiza experiências inéditas. Essa parceria fortalece nosso propósito de ‘digitalizar para aproximar’ e reforçar nossa abrangência nacional”.
Marcando presença em todas as 12 etapas, uma das principais ações da operadora é o “Fan Push Vivo 5G”. Em cada etapa, o público participa de uma votação aberta nas redes sociais para escolher qual piloto terá direito a usar uma “velocidade extra” na pista durante a prova. O mais votado receberá esse bônus. Em cada etapa, pilotos diferentes serão selecionados pela direção da Stock Car para participar da ação.