De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, empresa de análise mercadológica, e divulgada pelo Wall Street Journal, o serviço de streaming tem ocupado a maior parte do tempo dos norte-americanos. Ou seja, 51% do total passa mais tempo assistindo conteúdo das plataformas, como Netflix e YouTube, enquanto 49% do tempo é dedicado à TV tradicional.
Embora os streamings estejam presente na maior parte do tempo, a TV tradicional ainda ocupa um espaço relevante, especialmente quando se trata de eventos ao vivo, como esportes e notícias.
Esse deslocamento força uma mudança na indústria televisiva, com redes tradicionais buscando se adaptar. As empresas estão investindo cada vez mais em plataformas digitais para atrair espectadores. Além de que, ainda há a intensificação da concorrência, como surgimento de novas plataformas no mercado.
De acordo com especialistas, a conveniência de assistir a programas e filmes sob demanda é um fator-chave para o aumento da popularidade do streaming, assim como a diversidade de conteúdo, que é um fator importante, devido a variedade de gêneros e produções disponíveis em várias plataformas. Mesmo com essa diversidade, a televisão ao vivo continua sendo escolha de muitos espectadores.
Com o avanço dos streamings, ocorre também uma maior liberdade para os produtores e criadores de conteúdo, que passam a experimentar novos formatos e narrativas, uma vez que não ficam limitados a grade de programação da televisão, que costuma ser bem limitada.
Entretanto, mesmo com o mercado do streaming fervendo, a indústria televisiva não vai desaparecer, pois as emissoras também estão explorando maneiras de se reinventar e atrair públicos mais jovens. A coexistência de ambas as formas de consumo de mídia é uma característica marcante do cenário de entretenimento atual.
Com isso, podemos concluir que, o streaming e a TV ainda estão caminhando quase no mesmo patamar, embora as plataformas estejam ganhando terreno rapidamente, devido a sua diversidade de conteúdo e liberdade de escolha do usuário. O entretenimento também está se adaptando a essa mudança, buscando novos formatos para atrair mais público.