[ATUALIZAÇÃO – 08/08/2023 00H16]:
Após um dia inteiro indisponíveis, os serviços do Banco Itaú e do Iti, conta digital da marca, voltaram a operar dentro da normalidade. Por volta das 20h, a empresa enviou uma mensagem por SMS, e-mail e na tela de entrada do app para pedir desculpas aos consumidores “pelo inconveniente”. Abaixo está a mensagem enviada por correio eletrônico para os clientes:
ASSUNTO
“Importante: Nosso app voltou”
CORPO DA MENSAGEM
“Olá!
Ao longo do dia, tivemos instabilidades nos nossos canais que podem ter afetado você. Por isso, gostaríamos de informar que o app Itaú está operando normalmente e você pode realizar suas transações, como pagamentos, transferências e pix.
Mais uma vez, pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos pela sua compreensão.
Itaú Unibanco.”
O Itaú, no entanto, não revelou o motivo do problema e nem se os dados dos consumidores foram afetados.
Desde a madrugada desta segunda-feira (07), que os clientes dos serviços do banco Itaú estão enfrentando dificuldades para realizar transações financeiras. De acordo com o Downdetector, plataforma online que fornece aos usuários informações em tempo real sobre o status de vários sites e serviços, já foram reportados quase 3 mil problemas referentes à instituição financeira. A instabilidade também afeta o Iti Itaú e o Banco Inter.
De acordo com a plataforma, os clientes do Itaú estão com problema no login do aplicativo móvel (70%), nas operações no internet banking (19%) e no pix (12%). Enquanto que no Iti itaú, que já chega a mais de 600 problemas reportados, 67% dos problemas reportados estão no login, 30% no aplicativo móvel e 3% em pagamentos. Já no Inter, o principal é o Pix (80%), 16% no login no aplicativo móvel e 4% no pagamento de contas.
Nas redes sociais, os clientes das instituições financeiras reclamaram das dificuldades enfrentadas para realizar transações. O cliente @_venturathiago aponta dificuldade de acessar o aplicativo do Itaú. “Olá @itau novamente isso?? Tá complicado em, mais alguém com problema pra acessar o app do Itaú??”. Já o usuário @BitTrolha diz que “Itaú fora do ar um no dia da divulgação de resultados!?!? E agora José???!! Não consigo fazer PIX no ITI e nem no Itaú!!!! Bostil ativado!”.
Outra cliente (@GlendhaLuz) aponta que o problema nos serviços do banco está acontecendo desde este domingo (06). “@itau desde ontem sem acesso, como explicar isso para os boletos?”
Confira os tuítes:
No domingo, também em postagem no Twitter, por volta das 11h da manhã, o banco anunciou que o aplicativo estava passando por uma instabilidade e dava como opção que baixassem o app Personnalité.
“Oi! O nosso app passou por uma instabilidade, mas já está voltando gradativamente. Pedimos desculpas por qualquer transtorno causado. Como opção, pedimos que baixe o app Personnalité. Se você tentar acessar e não conseguir ou ainda precisar de ajuda, chama a gente por aqui”.
[ATUALIZAÇÃO – 07/08/2023 13h49]
De acordo com postagem do banco, seus sistemas estão com instabilidade de origem interna e que está com uma falha geral nos acessos. Ainda afirma que está trabalhando com urgência para restabelecer os sistemas.
“Estamos com instabilidade em nossos sistemas nesta segunda-feira (7). Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”.
Confira os tuítes: