Na última terça-feira (02), um objeto misterioso chamou a atenção ao lado da Pedra Azul, em Domingos Martins, no estado do Espírito Santo. A localidade é um cartão postal do estado, e no meio da paisagem tem poste que aparenta ser uma árvore, uma vez que sua ponta é semelhante a uma palmeira.
Durante uma visita, o fotógrafo Gabriel Lordêllo fez o vídeo (confira abaixo) no local. “Só aqui no Espírito Santo há uma paisagem linda dessa. Mas acho que é só aqui também que se permite a instalação de uma antena. Tentaram disfarçar com uma palmeira artificial”.
Após a reportagem da ES360, a Secretaria de Planejamento Urbano de Domingos Martins foi até a localidade averiguar a situação, pois não sabia do que se tratava o objeto. Após a reportagem, técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estiveram no local e identificaram que o objeto é mesmo uma antena utilizada para transmitir sinal de telefonia móvel, pertencente ao Vivo.
Com isso, a prefeitura de Domingos Martins informou que vai notificar a operadora para que o equipamento seja retirado do local, uma vez que causa uma poluição visual e traz grande prejuízo para a beleza natural da Pedra Azul, um dos monumentos mais famosos do Espírito Santo.
“O equipamento não poderá permanecer onde está e a empresa responsável será notificada a realocar a antena para uma localidade adequada seguindo as orientações do IEMA”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Domingos Martins, o projeto está em tramitação e a operadora ainda não recebeu o alvará para instalar a antena, embora já tenha feito os pagamentos dos impostos referentes à instalação do equipamento.
Já a Vivo afirmou que a construção da antena em questão “é realizada por empresa terceira e que ainda não possui nenhum de seus equipamentos de transmissão em funcionamento no local”.