A Vale está começando a implementar uma nova infraestrutura tecnológica em parceria com a Vivo. Essa infraestrutura tem como objetivo expandir a cobertura da rede de internet 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que conecta os estados do Maranhão e Pará e passa por 28 cidades. O projeto inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia, a ativação de sinal em outras 27 torres já existentes e a aquisição e instalação de novos equipamentos. O investimento total para essa iniciativa é de aproximadamente R$ 240 milhões, e a previsão é que seja concluída até 2025.
Segundo a Vivo, os benefícios desse projeto são amplos. Primeiramente, ele irá melhorar a conectividade nas comunidades ao longo da ferrovia, beneficiando tanto os residentes locais quanto a operação ferroviária em si. Além disso, a iniciativa também aprimorará a conectividade no Trem de Passageiros, tornando a experiência dos usuários mais eficiente e confortável.
Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, destaca que essa iniciativa está alinhada com o compromisso da empresa de investir em projetos que tragam benefícios compartilhados com a sociedade. Isso significa que o projeto não atende apenas às necessidades da Vale em termos de modernização tecnológica para a troca de dados durante o transporte ferroviário, mas também beneficia as comunidades locais ao fornecer sinal 4G ao longo de todo o percurso da Estrada de Ferro Carajás.
“Essa iniciativa está alinhada ao nosso compromisso de investir em projetos de valor compartilhado com a sociedade. Ela atende não apenas às necessidades da Vale – modernizando a tecnologia usada na troca de dados durante a circulação dos trens -, mas também das comunidades, com a oferta do sinal 4G em todo o trajeto da EFC, e ainda dos usuários do Trem de Passageiros, melhorando a conectividade na viagem”.
Alex Salgado, VP de Negócios da Vivo, ressalta que o projeto de rede privativa desempenha um papel fundamental na aceleração da digitalização industrial, permitindo o uso de tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics na operação. Isso resultará em maior segurança, redução de custos e aumento da eficiência. Além disso, a iniciativa também compartilhará os benefícios da conectividade de alta qualidade com a população das áreas próximas à ferrovia, melhorando a qualidade de vida e as oportunidades tecnológicas para essas comunidades.
“Nosso projeto de rede privativa tem papel preponderante na materialização de iniciativas que aceleram a digitalização industrial, potencializando tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics dentro da operação, transformando dados em inteligência, garantindo mais segurança, redução de custos e ganho de eficiência. E para além do avanço tecnológico dentro da operação ferroviária da Vale, as empresas compartilharão com a população os benefícios de uma conectividade de excelência em localidades de todos os municípios próximos à ferrovia”.
Segurança e eficiência na ferrovia
A Estrada de Ferro Carajás, considerada a ferrovia mais segura do Brasil pela ANTT, está passando por uma importante atualização de sua infraestrutura de rede privativa, migrando para o 4G. Essa mudança trará maior segurança e eficiência para suas operações. A comunicação analógica será substituída por comunicação digital, permitindo acesso mais rápido aos dados gerados pelas composições e preparando o terreno para a implementação de sistemas inovadores no futuro.
Com essa atualização, a ferrovia terá capacidade de transmitir vídeo em tempo real, proporcionando aos maquinistas uma visão mais abrangente de todos os trechos da via. Além disso, informações de telemetria sobre o desempenho dos trens estarão disponíveis em tempo real ao longo da ferrovia, e a comunicação por telefone celular entre os funcionários será mais estável.
Esse investimento faz parte de uma iniciativa que começou em 2019, quando a Vale fechou seu primeiro contrato com a Vivo para a implantação de uma rede privada 4G em suas operações. Até agora, essa rede já foi implantada em Carajás, onde suporta a operação de 22 equipamentos autônomos, como caminhões fora de estrada e perfuratrizes, além de ser usada em Itabira para monitoramento de barragens. Com a expansão para a Estrada de Ferro Carajás, a Vale terá investido um total de R$ 260 milhões na rede 4G.
Valor compartilhado com comunidades
Este projeto de tecnologia da Vale promete um impacto social significativo ao fornecer pontos de acesso gratuito à internet em locais movimentados ao longo da ferrovia, como hospitais, escolas e centros comunitários. As equipes da Vale estão em diálogo com líderes locais e autoridades para determinar os locais beneficiados, que totalizarão cerca de 280 pontos de acesso.
Além disso, até o final de 2024, todas as 15 estações de passageiros ao longo da Estrada de Ferro Carajás terão acesso gratuito à internet. As estações prioritárias na primeira fase são São Luís, Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia (MA), além de Marabá e Parauapebas (PA). O projeto demonstra o compromisso da Vale em modernizar as comunicações ferroviárias e atender à demanda das comunidades por maior acesso à telefonia digital na região.
Conectividade no Trem de Passageiros
Um dos objetivos do projeto de tecnologia iniciado agora é viabilizar de maneira definitiva o pagamento de refeições com uso do cartão de crédito nas viagens do Trem de Passageiros, conectando os equipamentos do carro restaurante à nova rede que será instalada. Hoje, por conta da instabilidade ou ausência de sinal, o pagamento ainda é feito com dinheiro em espécie.
Como forma de antecipar essa comodidade, a Vale iniciou em agosto os testes com o uso de internet via satélite para viabilizar o pagamento de refeições com cartão. Como se trata de uma solução tecnológica alternativa, e em fase de testes, a Vale ainda recomenda que os passageiros levem as duas formas de pagamento (dinheiro e cartão), evitando contratempos.