A Globo é uma emissora de televisão popularmente conhecida que pode ser líder de audiência no país. Embora não tenha perdido tal posição, a empresa registrou uma perda de 24% de audiência nos últimos seis anos, saindo de 100 milhões de brasileiros por dia para 76 milhões.
A queda na audiência foi mencionada pela própria emissora, por meio de dados apresentados por Manzar Feres, a diretora de Negócios Integrados em Publicidade, na última quinta-feira (19/10), no “Upfront Globo 2024”. Inclusive, em 2017, a Globo lançou uma campanha afirmando que conversava com 100 milhões de brasileiros por dia: “100 milhões de uns”, dizia a logo.
De acordo com a empresa, a queda de 24 milhões de telespectadores/usuários, é consequência da concorrência com o streaming, os novos canais, as redes sociais e os sites. Esse embate é impulsionado pelo aumento das TVs conectadas à web, hoje presentes em pelo menos 60% dos lares brasileiros.
O número referente à audiência alcançada pela emissora no país corresponde à soma de todos os braços do Grupo Globo, com o serviço de streaming Globoplay, os canais pagos e os sites. Se for considerar apenas a audiência da grade da TV aberta, o número cai ainda mais, para 70 milhões. O alcance é a soma do número de pessoas que sintonizam a programação durante pelo menos um minuto durante o período analisado.
No evento, a Globo ainda trouxe um dado importante sobre o segmento, onde apontou que 84% dos jovens que costumavam assistir novelas na transmissão aberta migraram para serviços de streaming, indicando uma mudança significativa nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual no Brasil.
Aposta do Grupo Globo
Durante o evento, a emissora também anunciou o lançamento de dois canais FAST (Free Ad-Supported Television) de novelas com a marca Viva. No total, o grupo pretende lançar quatro canais de TV no próximo ano.
O mostra uma aposta da empresa no crescimento da TV conectada, uma vez que a Globo já possui canais fast no setor: GE Fast (de esportes) e Receitas Fast (de gastronomia).