Durante sua participação no Futurecom 2023, evento ocorrido em São Paulo nesta terça-feira (03), o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que vai lançar até o final deste mês, uma portaria para estabelecer regras de qualidade e combater lacunas de cobertura no serviço de telefonia móvel. O “blitz da qualidade” vai buscar as áreas de sombra que comprometem os serviços móveis.
O ministro disse que a Secretaria de Telecomunicações está tratando junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma portaria ministerial sobre essa política de forma a agilizar o acesso em áreas mal atendidas. “Serão blitzen junto com a Anatel e com as próprias operadoras, localizando as áreas de sombras, os vazios, os gaps, onde os serviços não estão sendo prestados com qualidade, onde há reclamações da população”, afirmou o ministro.
“Há um trabalho em andamento da Secretaria de Telecomunicações com a Anatel para que a gente possa, em parceria com as operadoras, construir uma política pública sobre a qualidade do serviço da telefonia móvel no País. Temos ouvido reclamações da qualidade e tenho certeza que não é interesse só do ministério, do governo ou da agência, mas também das operadoras prestarem um serviço de qualidade para manter o cliente fiel”, afirmou.
Filho explicou que vai estabelecer regras de qualidade em conjunto com a Anatel, assim como acompanhar, monitorar e fiscalizar as áreas de reclamações, contando que “com uma espécie de ‘blitz da qualidade’ da telefonia móvel”, “vai começar pelas capitais e depois avançar para as maiores cidades”. Inclusive, um dos primeiros locais a receber a maior atenção com a cobertura celular foi o Maranhão, estado pelo qual Juscelino Filho é deputado federal eleito.
“Queremos construir uma política pública para tratar da prestação e da qualidade do serviço da telefonia móvel no País, pois em algumas partes do Brasil temos ouvido reclamações. [Queremos] estabelecer regras de qualidade e beneficiar as operadoras que prestam serviços de qualidade”, apontou Juscelino.
Nessa mesma iniciativa, o ministro ainda afirmou que, em muitos casos, a resolução de problemas será a instalação de infraestrutura nova. “Isso tudo é investimento, e é nessa linha que a gente está trabalhando“, apontou.
Atualmente, a qualidade dos serviços de telecomunicações prestados pelas empresas é regida por regulamentos da Anatel, como Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (o RQUAL). Em breve, será introduzida os selos de qualidade para as operadoras.