Com o objetivo de formar mais de 30 mil estudantes capacitados, por ano, em tecnologias e padrões 5G, a Ericsson e o SENAI-SP firmaram uma parceria para implementar o programa “Ericsson Educate – 5G University” no Brasil. A instituição de ensino vai integrar o conteúdo do programa em sua grade de cursos.
A iniciativa faz parte do programa global de educação da Ericsson chamado “Connect To Learn”, um programa sem fins lucrativos realizado em parceria com governos, operadoras de telecomunicações, organizações não governamentais e agências internacionais. O programa busca capacitar os jovens de todo o mundo com habilidades digitais essenciais e melhorar a qualificação do 5G de profissionais para trabalhar na indústria de telecomunicações.
Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI-SP, afirma que o SENAI-SP está trabalhando fortemente na construção de um ecossistema em Conectividade para ampliar a aplicação dessas tecnologias na indústria. “Já está em operação um Centro de Conectividade na Vila Mariana, que tem como estratégia conectar nossos OpenLabs com fornecedores de tecnologias e indústrias em cinco principais verticais: Indústria, Serviços públicos, Saúde, Mobilidade, Agricultura e Educação“.
“A ideia é prepará-los para o futuro da conectividade, entender o impacto do 5G nos negócios e como a inovação trazida pela tecnologia pode desempenhar um papel fundamental em diferentes tipos de setores, impulsionando a economia digital”, afirma.
Para Rodrigo Dienstmann, Presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, “a parceria representa um passo significativo na formação de pessoal técnico e especializado”.
“Nosso objetivo é fornecer um conhecimento aprofundado das tecnologias 5G para os professores do SENAI-SP, que integrarão e replicarão os conceitos nos cursos oferecidos pela entidade. Com isso, contribuímos para ampliar a capacitação técnica dos alunos impactados pelo SENAI-SP e para melhorar a preparação desses profissionais para o mercado de tecnologia e inovação, que tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do nosso país”, diz.
O primeiro grupo de professores do SENAI-SP recebeu 28 horas de treinamento durante uma semana, em setembro de 2023, que foi ministrado por profissionais do Centro de Capacitação da Ericsson em São José dos Campos.