O Big Brother Brasil (BBB 24) está previsto para estrear na Globo em janeiro do próximo ano, e a empresa já está captando lucro bilionário. O reality show gera muita receita para o grupo com a comercialização de cotas de patrocínio para marcas interessadas em aparecer na casa mais vigiada do país.
O Grupo Globo, ao todo, já conta com 15 patrocinadores fixos e mais de quatro já acertado para marcas atreladas a dinâmicas, que envolvem ações e provas realizadas com os participantes. O valor arrecadado já supera R$ 1 bilhão. No entanto, ainda há oportunidades de ações de merchandising avulsas para interessados e devem aumentar a arrecadação.
Com 15 marcas no total, divididas em quatro cotas, o programa seguirá contando com o patrocínio da Ademicon, Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte, Hypera Pharma, Mc Donald’s, Mercado Livre, Pantene, Rexona, Seara e Stone, que patrocinaram a atração no ano passado. CIF, iFood e Latam estreiam como patrocinadores no BBB 24. O iFood chegou a fazer dinâmicas no ano passado, mas agora pagou mais caro para ter mais exposição.
O programa terá ainda dinâmicas, com a de manteiga Delícia e a Nestlé, que vão patrocinar o “Tá na Mesa”, grupo que tem vantagens de comer o que quiser no programa. A Oi Fibra comprou o Cine BBB, e estará no cinema que será exibido para toda a casa.
O Kwai é uma grande novidade no reality show, que vai anunciar uma atração na Globo pela primeira vez, na dinâmica “Turbinada do Líder”. Vale lembrar que a rede social é patrocinadora do reality show A Fazenda 15, da Record.
Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, comemora o alto índice de renovações e de novas marcas que optaram em patrocinar o programa.
“Mais uma vez, temos a enorme alegria de comemorar o excelente desempenho comercial do BBB. O alto índice de renovações e de novas marcas que optaram por patrocinar o programa ressalta a relevância do BBB, tanto para o público quanto para as marcas, e a grande experiência da Globo em produzir realities de sucesso”, declara.
Sobre as cotas e BBB 2023
Houve um aumento de média de 9% no valor das cotas. A considerada mais cara, a Cota Big, que garante exposição em todas as mídias onde o BBB 24 estará, custou R$ 114 milhões para os patrocinadores. A Camarote, que garante maior presença no digital e menos na TV aberta, custou R$ 87,4 milhões. A Brother, que é a mais barata e que garante uma ação exclusiva durante um momento chave do reality show, custou R$ 20,6 milhões.
Apesar de ter tido tanta audiência quanto às edições anteriores, a edição deste ano (2023) do BBB bateu o recorde de 2022, com 13 marcas e a presença de 40 anunciantes em ações de conteúdo. Agora, em 2024, a quebra de recorde se repete novamente, com 15 patrocinadores.