A primeira implementação de smart city 5G do Brasil está sendo realizada em Pato Branco, no Paraná, com a instalação de luminária inteligente. A iniciativa da Juganu conta com a colaboração da Claro e da Embratel. que vão habilitar a rede. Já os dispositivos utilizam a plataforma Qualcomm FSM 100xx 5G RAN para small cells da Qualcomm Technologies.
Bruno Gemus, CEO no Brasil da Juganu, afirma que “Nossas soluções promovem desenvolvimento para as cidades, demonstrando que a tecnologia é um importante instrumento para tornar itens como luminárias em inteligentes dispositivos, com funções mais eficientes, de segurança e conectividade. As iniciativas de smart cities – cidades inteligentes – são o futuro da gestão mais eficiente e inovadora”.
Além de iluminação mais eficiente e com baixo custo de energia, as luminárias inteligentes ainda possuem funções como telegestão, câmeras de monitoramento e conexão com a internet para a população através de Wi-Fi público.
Desde 2022 que dez dispositivos já estão em funcionamento, mas quatro deles passarão a ter conectividade com 5G, através da Licença de Uso Temporário do Espectro fornecida à Claro e à Embratel.
Com a iniciativa, o município passa a receber a tecnologia antes do cronograma federal, que está marcado para apenas 2028. Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo, destaca os benefícios das luminárias inteligentes 5G em Pato Branco.
“A Embratel tem ampla experiência fornecendo diversas soluções digitais e conectividade para tornar as cidades mais inteligentes. Por meio da rede 5G, as luminárias de Pato Branco poderão operar de forma mais eficiente. A Prefeitura conseguirá gerenciar de maneira mais precisa a iluminação pública, identificando possíveis ocorrências com agilidade e realizando manutenções preventivas a partir dos dados coletados dos equipamentos”.
O projeto de smart city 5G ocorre em parceria com o município paranaense. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, destaca que “Pato Branco tem o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná e a ativação do sinal 5G, certamente, irá abrir novas portas para o crescimento econômico, aprimorando a infraestrutura urbana e a inovação em diversos setores, principalmente educação, saúde e negócios”.
“Essa conquista nos coloca em uma posição de destaque, sendo pioneira na região Sudoeste do Paraná a implementar essa tecnologia de ponta”, completa Cantu.